Programa BITEC aprovou 26 projetos da Paraíba

Por Valter Barbosa (Colab. Natan Barros) - Publicado 16 de agosto de 2007

Criado em 1993, em parceria com o SENAI, SEBRAE e CNPq, o Programa BITEC (Bolsa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico) tem como objetivo conceder bolsas para estudantes universitários devidamente orientados por professores. Os bolsistas são encarregados de descrever, equacionar ou contribuir para o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas micro e pequenas empresas.

O BITEC na versão 2006 teve como escopo a valorização do trabalho do estudante universitário (bolsista) como também o do seu departamento de ensino e o reconhecimento da própria empresa, que de certo modo, abre as portas para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no processo produtivo.

Em 2006 foram disponibilizadas, em nível nacional, 500 bolsas destinadas a pesquisas em âmbito industrial, visando à melhoria dos processos sistêmicos industriais, por intermédio dos seguintes alvos de pesquisa: Gestão Ambiental, Gestão de Custos, Biotecnologia, Nanotecnologia, Caprinocultura, entre outras áreas de pesquisa científica e atuação.

Através do BITEC o estudante tem a chance de colocar em prática os conhecimentos assimilados na universidade, em um ambiente de complexidade empresarial com atribuições e responsabilidades mais críticas e desafiadoras. Do outro lado, temos a empresa, que pode contar com o apoio de um bolsista orientado por professores para o auxílio na busca de soluções que visem à organização, a produtividade e a competitividade.

Os núcleos regionais do IEL ficam responsáveis em âmbito nacional pela divulgação do BITEC nas micro e pequenas empresas, universidades e meios de comunicação, a partir daí, ocorre o recebimento dos projetos que são encaminhados à Brasília, onde passam pela avaliação de uma junta composta por representantes do SEBRAE, CNPq e do IEL Nacional.

De acordo com o coordenador do Programa BITEC/2006 no IEL-PB, Fábio Remy, cada Estado teve a sua cota dependendo do número de projetos encaminhados à Brasília. “A Paraíba encaminhou no ano passado o maior número de projetos inscritos até agora por nosso estado, 70 no total, e destes nós tivemos 26 aprovados nesta ação que envolveu estudantes da UFCG e suas várias unidades acadêmicas, mais precisamente, Unidade de Engenharia Elétrica, de Engenharia Civil, de Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Desenho Industrial, Administração, Medicina Veterinária e da UEPB com alunos de Direito e Química Industrial”, revela. Ele ainda afirma que, apesar de todo estudante universitário, devidamente orientado por professores, estar apto para participar da seleção da bolsa, observar-ser que são selecionados para o BITEC alunos que não são concluintes e nem iniciantes, 80% deles são da área de Engenharia, e já trabalham ou trabalharam com processos de inovação e ou tiveram outras bolsas e projetos com orientação do professor, são pontos importantes que levados em consideração na seleção do BITEC. Outra dica seria orientar o estudante a desenvolver um projeto funcional e não teórico.

Dentro da sua filosofia de manter a interação indústria-universidade o IEL-PB apóia o aluno, por entender que a maioria ainda não tem habilidades suficientes para manter os primeiros contatos com as empresas. Este apoio resultou em 2006 no destaque dos seguintes projetos: “Mitigação e controle de descargas eletrostáticas no processo de mistura da matéria prima na fabricação de cola”; pelo estudante de Engenharia Elétrica da UFCG: Jardel Nóbrega dos Santos; orientador (a): Prof. Dr. Glauco Fontgalland; empresa Artecola Nordeste S.A.; “Estudos para o desenvolvimento de um sistema de filtragem de água de chuva visando sua estocagem com qualidade”; pelo estudante de Engenharia Mecânica da UFCG: Ronelly Tarcísio Porto Alves; orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Bezerra Grilo; empresa: Pronta Obra Construções Ltda; “Melhoria no processo de beneficiamento do calcário”; pela estudante de Engenharia de Materiais da UFCG: Claudia de Matos Costa; orientador (a): Prof. Dr. Gelmires de Araújo Neves; empresa: Calmill Minérios Ltda; “Reestruturação dos sistemas de gestão de resíduos e reuso de águas da Granit Ltda.”; pela estudante de Engenharia Civil da UFCG: Maria das Vitórias do Nascimento; orientador (a): Prof. Dra. Luciana Lopes F. Lucena, da Unidade de Engenharia de Materiais; empresa: Granit – Indústria e Comércio de granitos e mármores Ltda.

Também foram parceiras do IEL-PB as seguintes empresas: Flexplast Ind. & Com.ltda., Indústria de Injetados da Paraíba Ltda., Everton Viana Coelho Neves – EPP, POLIGRAM, FUJI S.A. Mármores e Granitos, REPLASTIL Ind. e Comércio de Plásticos Ltda., DEPET, CSM – Central de Serviços e Matérias Ópticos Ltda., Mineração S. João Ltda., NPA Indústria e Comércio de Mármores e Sintéticos, ASPROLEP – Associação dos produtores de leite de Passagem, FELINTO Indústria e Comércio Ltda., Editora Gráfica Marcone Ltda., TECPLAST – Tecnologia em Plásticos Ltda., PLASTIMAN – Indústria de Plásticos Ltda., COUROTEX, APEL – Aplicações Eletrônicas Indústria e Comércio Ltda., ANTHURIUM Indústria e Comércio de Roupas Ltda., Anésio Figueira Catão S.A., COOPNATURAL – Coop. de Prod. Têxtil e Afins do Algodão do Estado da Paraíba, J. Anselmo da Silva e Companhia Ltda., CAMPRO Ind. e Com. de Artigos de Proteção ao Trabalho Ltda.

Informações adicionais pelos fones: 83 3310.5321 / 3310.5358 ou email [email protected]