Compartilhar

Projeto do SENAI é tema de palestra de Seminário da UNEP

Por Diego Araújo com ASSCOM UNEP - Publicado 17 de setembro de 2007

A Casa Ecoeficiente desenvolvida pelo SENAI, foi tema de uma palestra durante o I Seminário Interdis

A Casa Ecoeficiente desenvolvida pelo SENAI, foi tema de uma palestra durante o I Seminário Interdisciplinar de Políticas de Energia Solar, promovido pela União Nordestina de Prefeitos – UNEP, na última sexta-feira, dia 14 de setembro, no Hotel Tambaú em João Pessoa.

A palestra foi proferida pelo coordenador do Núcleo de Projetos Industriais do SENAI, Newmark Cunha. Em sua participação ele mostrou que é possível aproveitar tantos os materiais naturais, como até sobras de madeira de demolição, ou ainda água consumida dentro de casa reutilizando-a, o que acaba evitando o desperdício tão comum.

"As pessoas não têm idéia que estas coisas existem, logo elas não percebem a importância em se reaproveitar e substituir o que hoje utilizamos comumente nos domicílios", explicou o coordenador.

A casa Ecoeficiente é aberta ao público para visitação todos os dias, exceto nos finais de semana, foi feita com materiais alternativos da construção civil, além de ter sido implantada uma gestão eficiente de águas domésticas, e aplicações de energia solar e eólica em todas as instalações elétricas, diminuindo até os custos dos consumidores.

"As estruturas como o aquecedor elétrico solar, com água quente saindo do chuveiro que também funciona com esta técnica, é responsável, por exemplo, pela redução entre 30% e 40% de toda a energia consumida dentro de uma casa com energia elétrica convencional", explicou.

Ele ainda destacou um projeto feito em parceria com a prefeitura de Campina Grande, que, foi desenvolvido um semáforo a base de energia solar. "Embora ainda seja cara a técnica deste semáforo, este projeto serviu para mostra o quanto a energia solar poderia diminuir, tanto custos, como maneiras diferentes de se ter energia", finalizou.

Outras Notícias