Saldo positivo: Paraíba se destaca no cenário nacional

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 27 de junho de 2007

Um estudo realizado pela UNITEP do Departamento Nacional do SENAI, destaca a Paraíba no ranking naci

O Boletim Ocupacional divulgado através da Unidade de Tendências e Prospecção (UNITEP)  do SENAI no primeiro semestre de 2007, traz uma boa notícia para a Paraíba. O boletim que enfoca as projeções do emprego formal para o setor de calçados: 2006 – 2010, apresenta o Estado da Paraíba no ranking nacional, ocupando o quarto lugar, no tocante ao número de profissionais admitidos, demitidos e saldo no período de janeiro a setembro de 2006. De acordo com a tabela divulgada no Boletim Ocupacional, a Paraíba perde apenas para os estados de São Paulo (º lugar), Ceará (º lugar) e Minas Gerais (º lugar). Confira a tabela abaixo:

UF

Admitidos

Desligados

Saldo

34.413

26.245

8.168

Ceará

11.842

8.648

3.194

15.057

12.018

3.039

Paraíba

2.983

1.386

1.597

Quando desagregado, por Unidade da Federação, o desempenho do setor de calçados nos primeiros meses de 2006, verifica-se que, com exceção do Rio Grande do Sul (último lugar no ranking nacional), os estados com o maior peso na produção brasileira apresentaram uma recuperação no período, uma vez que as admissões superaram os desligamentos, a exemplo da Paraíba.

Sobre o setor calçadista o boletim destaca que este se caracteriza pelo uso intensivo de mão-de-obra e por um nível relativamente baixo de inovação tecnológica. O produto final define a segmentação do mercado e a concorrência ocorre tanto em preço como a diferenciação. No caso da produção de calçados de menor valor agregado e de menor qualidade, o custo da mão-de-obra é um fator chave de competitividade.

A cadeia produtiva calçadista abrange várias outras atividades que não estão ligadas diretamente à confecção do calçado, mas também aquelas referentes à produção de insumos, componentes e equipamentos necessários à elaboração do produto final.

O setor calçadista é um dos mais importantes na pauta das exportações braisleiras, ocupando o sétimo lugar, o que corresponde a 2% do PIB do país. Em 2005, o Brasil exportou 190 milhões de pares de calçados, gerando divisas na ordem de US$1,9 bilhão. Mais informações sobre o Boletim Ocupacional do SENAI entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone ()3317-9802.

Fotos/Créditos: Fabrício Santos e Diego Araújo