Compartilhar

SENAI CITI recebe alunos do Pronatec

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 15 de dezembro de 2011

O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI) do SENAI, localizado em Campina Grande, recebeu
O Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI) do SENAI, localizado em Campina Grande, recebeu no dia 05 de dezembro os 170 candidatos aprovados para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Programa visa conceder até o ano de 2014 oito mil vagas para alunos do Ensino Médio das escolas públicas, com o objetivo de diminuir a escassez de mão de obra especializada no país.
 
Na ocasião, o Coordenador Pedagógico do SENAI CITI, Gustavo Andrade, apresentou aos alunos informações sobre o Pronatec, tirou dúvidas em relação aos cursos nas áreas da Mineração, Moda e Metalmecânica, que serão ministrados no CITI, e ainda explanou sobre a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho nos dias atuais, destacando sempre o compromisso do SENAI ao longo dos anos na Formação e Qualificação Profissional. Após conhecerem os professores, os alunos visitram os laboratórios e salas de aulas. 
 
Questionado sobre a importância do Pronatec para região nordestina, Gustavo falou: “É de suma importância a formação da mão de obra qualificada nos diversos setores industriais, para atender as necessidades da demanda do setor produtivo não só do Estado, mas de toda a Região Nordeste”, disse.
 
Com a missão de ministrar o curso de Operações em Processos Químicos em Mineração, a professora Eliane Miná falou da expectativa em participar do Pronatec. “Buscarei aprender junto com os meus alunos e com estrutura que o SENAI nos oferece. O Laboratório do CT Minerais com certeza terá profissionais muito bem qualificados ao término do curso”, completou.
 
A aluna Maria Luiza disse estar satisfeita por ter sido uma das aprovadas e falou por que escolheu a área de Mineração. “Na escola já vinha pesquisando sobre Petróleo e como gosto de estudar Química fiz a escolha por Processos Químicos em Mineração, e estou feliz e muito ansiosa”, enfatizou a aluna.
 
Com o objetivo em se aperfeiçoar e buscar uma melhor qualificação no mercado de trabalho, o aluno Aleff Crhistian, do curso de Desenho Mecânico, falou da expectativa em cursar uma especialização no SENAI. “É uma oportunidade única, pois sabemos que a cada ano o processo seletivo para ingressar no SENAI torna-se mais difícil pela grande concorrência. E poder hoje fazer parte do SENAI e ter a certeza de uma profissionalização com qualidade, é muito gratificante”, disse.
 
Na Paraíba, o SENAI está oferecendo através do Pronatec 44 cursos de formação inicial e continuada. Os cursos de Formação, na modalidade de Qualificação Profissional, já foram iniciados nas seguintes Unidades do SENAI: Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho – CEPORC, em João Pessoa; Escola da Construção Civil, em Bayeu; Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, Centro de Ações Móveis – CAM e Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, ambos em  Campina Grande.
 
Informações adicionais pelo telefone: () 3182-0231.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Gilbran Kalil

Outras Notícias