Compartilhar

SENAI Stenio Lopes vence em três categorias do Inova

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 30 de setembro de 2011

O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, mais conhecido como SENAI da Prata de Camp
O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, mais conhecido como SENAI da Prata de Campina Grande, está em ritmo de comemoração desde o último dia 23/09. Dos nove projetos apresentados durante a II Mostra Inova SENAI, três deles venceram nas seguintes categorias: Produto Inovador, Processo Inovador e Voto Popular.
 
Como Produto Inovador o projeto vencedor foi “Válvula Sequencial Programável”. Voltado para o setor da automação industrial, o projeto desenvolveu uma válvula de controle direcional acionada por motor de passo, visando disputar mercado com as válvulas direcionais já existentes (circuitos complexos), de modo a ser utilizada tanto no ambiente fabril (linha de montagem), quanto em atividades práticas nas escolas de ensino profissionalizante.
 
“A ideia é simplificar circuitos utilizados na indústria em geral, reduzindo a uma quantidade significativa de componentes, uma que vez o produto integra todas as funções que um circuito convencional faz, pois a válvula é programável”, descreveu o autor do projeto, Vinicius de Moraes Nascimento.
 
Já o “Chatterbot Educacional para o Ensino de Norma Regulamentadora n° 10 (NR-10)” garantiu o primeiro lugar na categoria Processo Inovador. O projeto foi desenvolvido a partir de um aplicativo para computador que simula um diálogo (chat) entre a máquina e os alunos, solucionando dúvidas referentes ao curso. “O objetivo é explorar os meios educacionais para que os alunos que estão sendo capacitados no curso tenham um aprendizado significativo sobre a Norma Regulamentadora e aplique-a na prática”, destacou o idealizador do projeto, Rony Marcolino.
 
Na categoria Voto Popular, o público escolheu o projeto “Informática Contextualizada para Pessoas com Deficiência Auditiva e Visual”, que busca proporcionar um aprendizado significativo para alunos com deficiência auditiva ou visual.
 
Através da conversão do material didático do Curso de Operador de Microcomputador, foi elaborado um glossário com termos técnicos convertidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), material em áudio para cegos e arquivo com escrita ampliada para alunos com baixa visão. “Descobrimos que uma pequena parte dos cegos tem domínio do sistema Braille, o que torna esse recurso mais viável em termos didáticos”, relata Herbert Costa, autor do projeto.
 
O Coordenador de Projetos do SENAI Stenio Lopes, Jonilton Fernandes, ressalta a importância de se trabalhar em equipe. “O êxito alcançado é resultado de uma equipe dedicada, que mesmo diante de tantas dificuldades buscou motivação para concluir os projetos. Parabenizo todos os participantes, professores e alunos e ainda os colaboradores que contribuíram direto e indiretamente para o sucesso do Inova SENAI”, disse.
 
Os vencedores das categorias Produto e Processo Inovador representarão a Paraíba na etapa nacional do Inova SENAI, que acontece em novembro de 2012, na cidade de São Paulo.
 
Outras informações pelo telefone: () 3182-3700.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Raquel Macedo

Outras Notícias