SENAI: Meta é dobrar número de matrículas

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 01 de fevereiro de 2012

Há 70 anos o SENAI forma profissionais para o setor industrial brasileiro. Com o incentivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, do Governo Federal, a Instituição, que é referência em aprendizagem técnico-profissionalizante na América Latina, tem como meta dobrar o número de matrículas. Anualmente, o Organismo capacita no país cerca de 2,4 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria. Desde o início de suas atividades em 1942 até o ano passado, foram 55 milhões.

Na Paraíba, as Unidades serão ampliadas e o Estado vai ganhar novos espaços. O desafio para o SENAI da Paraíba será aumentar em 100% o número de matrículas na área de educação profissional. A Instituição, que até então realizava cerca de 35 mil matrículas anuais, terá como meta atingir o número de 80 mil matrículas até 2014.

O SENAI Nacional possui 471 Unidades fixas e 326 móveis espalhadas pelo Brasil. Destas, 6 fixas e 58 móveis estão na Paraíba. O Estado atende 23 áreas do setor industrial. Todas serão beneficiadas com a ampliação dos atendimentos. No entanto, para suprir a demanda, áreas como a Construção Civil, que no último biênio teve crescimento considerável, terão cuidados redobrados. “O SENAI da Paraíba está otimista. A meta do Governo Federal em duplicar as matrículas não é fácil de alcançar, mas já estamos trabalhando para isso. Toda a equipe está confiante e com certeza vamos conseguir”, afirma Adjair Maia, Gerente de Educação Profissional do SENAI/PB.

Este ano, o SENAI/PB vai abrir uma Unidade em Campina Grande, outra em João Pessoa e também um ambiente de prestação de serviços em Sousa, no Sertão no Estado, atendendo, respectivamente as áreas de Mineração, Construção Civil e Alimentos, além de ampliar as já existentes. Ainda há pretensão de abrir cursos técnicos em Administração, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte de Informática, Mecânica, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica e Petróleo e Gás.

Dessa forma, o SENAI, Instituição que há 70 anos qualifica a mão-de-obra da indústria nacional, permanece inovando com uma pedagogia direcionada e acompanhando a realidade econômica do país.

Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5483.

Colaboração/Texto: Thiago Marques