Compartilhar

Série “Mulheres na Indústria”: elas comandam máquinas e equipamentos pesados

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 13 de março de 2020

Essa semana você vai conhecer a história de uma operadora de máquina

Operar equipamentos de arrasto, elevação e deslocamento de materiais para movimentar diversas cargas. Verificar a chegada e saída de pacotes. Auxiliar no carregamento e distribuição de materiais e insumos na produção são funções exercidas pelo Auxiliar de Máquina. A rotina desse profissional requer bastante disposição física e organização. Apesar disso, Érica Diniz, 27 anos, entrou na profissão e vem se superando na área.  

Essa semana você vai conhecer a história de uma operadora de máquina que há oito anos trabalha na linha de produção da empresa Aço Brazil, a maior distribuidora independente de aços e derivados na Paraíba. Érika tem se destacado por sua proatividade e vontade de aprender. Passo a passo, ela tem alcançado seus objetivos profissionais e adquirido experiência na área de produção

“Entrei como auxiliar de produção. Depois de um certo tempo, surgiu a oportunidade de operarmos máquinas maiores e me tornar operadora de máquina. Fiz o processo seletivo e passei. Hoje eu sou operadora de máquina”, explica Érica. 

O mercado de trabalho está passando por transformações. Com a chegada da tecnologia e a inclusão de pessoas que anteriormente não tinham oportunidade no mercado, a indústria passou a destinar suas vagas para esse público. Percebeu-se que as mulheres ocupam um número expressivo no universo do trabalho e muitas só precisam de uma chance.

“A empresa resolveu me dar essa oportunidade, mesmo eu sendo mulher. Achei que foi uma evolução. O mundo hoje está assim. Temos que evoluir. Como mulher, posso dizer que a gente só quer ter igualdade na sociedade e aos poucos queremos conquistar nosso espaço em qualquer trabalho. Até aqueles que não são considerados espaços de mulher”, conta Érica Diniz. 

A operadora deixa uma recado para àquelas que não acreditam que podem fazer a diferença no lugar que estão por causa das dificuldades que surgem no caminho. 

“Existe aquela premissa de que a mulher não pode fazer isso, mas mulher pode sim! Não deixem nenhuma barreira atrapalhar vocês. Devemos enfrentar os desafios com garra, sem desistir. Porque tudo aquilo que desejamos, podemos alcançar. Nós mulheres somos capazes de chegar aonde a gente quiser. Seja feliz, assim como eu me sinto valorizada”, Érica conclui.


Texto/Colaboração: Bruna Martins

 

Outras Notícias