Série “Mulheres na Indústria”: elas no sistema de impressão gráfica

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 20 de março de 2020

Conehça a história da jovem Juliana Dutra

Uma jovem termina o ensino médio. Todos da família ficam ansiosos aguardando o resultado do vestibular para saber se essa menina passou no exame. Geralmente, quando os filhos obtém um bom resultado no vestibular, os pais decidem presenteá-los. Alguns pedem carro, outros uma viagem. Mas a Julianna Dutra, jovem visionária, decidiu pedir ao seu pai uma máquina de Xerox. Para a surpresa de seus pais, a garota tinha o sonho de abrir seu próprio negócio.

“Meu pai falou que se eu passasse no vestibular ele me daria um presente. E eu pedi que ele trocasse esse presente por uma máquina de Xerox. Eu imaginava que ele queria me dar um carro. Na época era estudante e pensei que não conseguiria manter os custos desse veículo. Então, eu disse que preferia ganhar uma máquina de Xerox para eu começar a trabalhar e ganhar dinheiro. Passou um tempo e ele me perguntou como fazia para comprar a máquina”, contou Julianna.

Em 2002, a empresária decidiu começar o negócio apenas com uma máquina de xérox. Aos poucos ela foi adquirindo experiência e conhecendo o ramo das artes gráficas. O recurso de produção que ela tinha era limitado. A máquina que Juliana utilizava era semelhante a essas impressoras multifuncionais que muitas pessoas têm em casa. Sem mais nada. O local físico para atender seus clientes funcionava na casa dos seus avós porque seu pai cedeu esse lugar. Com pouco dinheiro, a jovem se estabeleceu e há 17 anos tem mantido a gráfica Experaí Criativa.

“Foi assim que eu comecei. Nós começamos como copiadora mesmo. Tirando xerox, fazendo pequenas impressões e eu ficava sempre observando o que nossos clientes queriam e precisavam. No decorrer dos anos, eu adicionei outros serviços porque a gente tem que se atualizar. Colocamos encadernações especiais, capa dura, livros fiscais, TCC, a impressão A3 que foi a necessidade de um público que convivia na região da Experaí. Fomos inserindo essas demandas e serviços”, explicou a empresária.

A Experaí Criativa oferece os serviços baseados no que há de mais novo no mercado de artes gráficas. O conceito de gráfica rápida e impressão foi implantado justamente para atender a necessidade do público. Impressões a laser de todo tipo, como de folhetos, impressões de projetos arquitetônicos e de design são serviços que foram adicionados na empresa.

Com o sentimento de satisfação de um sonho realizado. Ela encerra: “Não só me sinto realizada. Mas, também, quero inspirar outras pessoas a acreditarem na beleza de seus sonhos. Que começar pequeno e acreditar que podemos ir além sempre vale a pena. Continuem, que uma hora vai chegar e você vai realizar o seu objetivo”.

Texto/Colaboração: Bruna Martins