Compartilhar

CNI

Tá valendo! Como ficam as exportações brasileiras aos EUA? (Ep.#165)

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 08 de agosto de 2025

A sobretaxa imposta pelos Estados Unidos ao Brasil passou a valer no dia 6 de agosto. Um levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) faz um raio-x de como ficam as exportações brasileiras


No último dia 6 de agosto, a taxa dos Estados Unidos imposta aos produtos brasileiros, entrou em vigor. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou um levantamento inédito, no qual detalha como ficam essas exportações.

Clique aqui e acesse o novo episódio do Economia em 60 segundos.

De acordo com o relatório, pelo menos 77,8% da pauta exportadora está sujeita a alguma taxação adicional, considerando as ordens executivas que instituíram as tarifas de 10%, de 40% e a Seção 232 do Trade Expansion Act, de 25% e 50%, aplicadas exclusivamente a produtos de aço, alumínio, cobre, veículos e autopeças. Mais da metade das exportações enfrentarão sobretaxas de 50%.

Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a análise dá uma dimensão do problema que a nova taxa representa e o quanto o país precisará avançar nas negociações, para revertê-la. "É um trabalho que precisa envolver governos e os setores produtivos. Os EUA são os principais parceiros comerciais da indústria, precisamos encontrar saídas".

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.