
Foto: Divulgação / FIEMT
Mato Grosso recebe, de 4 a 6 de novembro, uma das maiores feiras multissetoriais do estado. Promovida pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), a Expoind MT 2025 chega com a missão de valorizar, impulsionar e fortalecer o setor industrial mato-grossense, promovendo conexões, negócios e networking. O evento é realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Com entrada gratuita e aberta ao público, a Expoind será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com a presença de empresários, investidores, startups e representantes do setor produtivo em uma programação intensa com palestras, painéis, rodadas de negócios e exposição de soluções industriais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento.
A feira também pretende aproximar a indústria local das discussões que estão transformando o cenário econômico e tecnológico do país, abordando temas que vão da inteligência artificial à economia em tempos de instabilidade.
Confira os destaques da programação
Com mais de 100 expositores, a Expoind apresenta tecnologias, serviços e soluções aplicadas à indústria, incluindo automação, sustentabilidade, equipamentos e processos produtivos.
A Rodada de Negócios (Matchmaking) coloca frente a frente cinco grandes indústrias compradoras e mais de 50 empresas fornecedoras, incentivando parcerias comerciais e a ampliação da rede de fornecedores.
O Startup Village, apoiado pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST MT), oferece visibilidade e conexão direta com investidores e executivos da indústria. Entre as startups selecionadas estão: Melvin, TCX Creative Solutions, Futurai, Tagna, Mogai e Bluex Solution, que apresentam soluções em transformação digital, automação e inovação industrial.
A feira vai promover ainda o Encontro Internacional de Negócios, reunindo câmaras de comércio de quatro países estratégicos: Peru, Paraguai, China e Índia. O objetivo é estimular exportações, parcerias internacionais e investimentos, ampliando a inserção global da indústria mato-grossense.
Entre as Palestras Magnas previstas, se destacam as de Samy Dana, economista de referência nacional, e Júnior Borneli, empreendedor e fundador da StartSe. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, vão trazer reflexões sobre economia, inovação e os desafios da nova indústria.

Foto: Divulgação
Entre as Palestras Temáticas, destaque para Sucessão de Sucesso, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Impactos da Reforma Tributária na Logística e no Comércio Exterior e Captação de Recursos e Incentivos Fiscais para Inovação.
E nos Painéis Setoriais destacam-se temas estratégicos para a indústria, debatidos por especialistas, como:
- Transição energética: Desafios e oportunidades para o futuro dos biocombustíveis
- Saúde e Segurança do Trabalho diante dos riscos psicossociais e dos novos desafios das NRs
- Da base à maturidade digital: o caminho para a Indústria 4.0
- Gestão da água na indústria: desafios, soluções e perspectivas de custo
- Obrigações ambientais nas indústrias
- Comércio internacional e investimentos estrangeiros: oportunidades para Mato Grosso
Agro.ind 2025
O evento marcará também o lançamento do Agro.ind 2025, iniciativa de inovação aberta do Instituto SENAI de Tecnologia de Mato Grosso (IST) que conecta os desafios da agroindústria com soluções tecnológicas. O programa vai selecionar projetos inovadores, podendo envolver chamadas de inovação aberta com apoio financeiro para startups e suporte técnico oferecido pelo SENAI MT.
