Compartilhar

CNI

10 dicas de ouro do SESI para se proteger da variante ômicron

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 08 de fevereiro de 2022

Se vacinar, lavar as mãos com frequência, usar máscara e evitar aglomerações são atitudes simples, mas que fazem a diferença no combate à pandemia


A pandemia de Covid-19 já completou dois anos e nesse período inúmeras variantes surgiram. Apesar disso, as orientações para evitar a proliferação do vírus são as mesmas desde o início. São atitudes simples que podem fazer toda a diferença quando realizadas em conjunto. Diante da circulação da variante ômicron, que tem se mostrado mais contagiosa que outras cepas, a plataforma SESI Viva+, de gestão de saúde e segurança no trabalho, traz algumas dicas de ouro para proteger você e os demais. Confira!

1.    Vacine-se

Tome a vacina, a segunda dose e o reforço quando chegar a sua vez. A vacinação é um meio muito eficaz para proteger as pessoas porque evita o agravamento da doença e o surgimento de novas variantes do coronavírus.


2.    Fique atento ao período de eficácia da vacina

A proteção da vacina só é completa após 15 dias da segunda dose ou dose única. E mesmo depois de completar o esquema vacinal você pode pegar a doença, ainda que de forma branda. Por isso, mesmo imunizado, mantenha os cuidados com a higiene.

3.    Use máscara

A máscara é um equipamento muito importante no combate à Covid-19 porque uma das formas de transmitir a doença é pelas gotículas de saliva, presentes ao espirrarmos ou tossirmos. Assim, ao tampar nariz e boca é possível proteger as pessoas de se contaminar e evitar que os infectados contaminem outras pessoas. Dê preferência para máscaras com boa vedação.

4.    Lave as mãos com frequência

Mesmo sem percebermos, levamos as mãos ao rosto com muita frequência e nesse processo podemos carregar o vírus para dentro do nosso organismo. Sem falar que usamos as mãos para tirar e colocar a máscara também. Por isso é muito importante manter a higiene, usando álcool em gel ou água e sabão.

5.    Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir

Se estiver sem máscara e for espirrar ou tossir, a recomendação e cobrir nariz e boca com o braço dobrado ou com um lenço. Ao usar a mão para cobrir o rosto é importante lavar em seguida com água e sabão ou álcool em gel.

6.    Se estiver doente e morar com outras pessoas, use máscara dentro de casa

Se você não mora sozinho e está com algum sintoma gripal, use máscara dentro de casa. A dica também vale para as outras pessoas que vivem com você.

7.    Mantenha distância das pessoas

Lembre-se de manter distância das pessoas. Mesmo usando máscara, é importante seguir essa medida de precaução, já que nenhum equipamento confere 100% de proteção.

8.    Evite aglomerações e ambientes fechados

Quando sair, dê preferência a ambientes abertos e arejados onde seja possível manter distância das pessoas, principalmente se for comer ou beber. E se você estiver no carro com outras pessoas, mantenha as janelas abertas e o uso de máscara.

9.    Fique em casa se estiver com sintomas

Mesmo se você estiver vacinado e sem sintomas, você pode transmitir a doença caso esteja contaminado, por isso, o isolamento segue sendo necessário (veja o protocolo recomendado no fluxograma abaixo). Se você mora com outras pessoas, evite comer e permanecer nos mesmos cômodos.

10.    Fique atento ao prazo de isolamento

Em algumas situações, os sintomas de pessoas com Covid-19 desaparecem em 2 ou 3 dias ou nem aparecem, mas isso não significa que elas não estejam transmitindo a doença. Por isso, fique ligado no prazo de isolamento. Se não fizer o teste, mesmo sem sintomas, você deve ficar isolado por 7 dias.

Abaixo você confere um fluxograma com o protocolo para rastreio e isolamento por Covid-19.

Outras Notícias