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20 anos de indicações geográficas no Brasil: uma linha do tempo

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 03 de junho de 2022

É com a ajuda das IGs que o consumidor tem certeza de que está consumindo um queijo Canastra, um Champagne ou um presunto de Parma. 


Em 2022, o Brasil chegou a 91 indicações geográficas. Esse tipo de instrumento de propriedade intelectual reconhece a notoriedade de uma região na produção de um produto ou serviço e protege essa origem.

É com a ajuda das IGs que o consumidor tem certeza de que está consumindo um queijo Canastra, um Champagne ou um presunto de Parma. 

O nosso país passou a oferecer essa proteção a partir da Lei da Propriedade Industrial, de 1996, mas o uso da indicação geográfica por parte de quem produz o que merece ser protegido vem ganhando muita força na última década.

Nesta linha do tempo que a Agência de Notícias da Indústria preparou para celebrar duas décadas de IG no país, você vai ver isso muito claramente. 

Esse é o Brasil que a Gente Produz! Conheça Aqui.

O Brasil que a Gente Produz é nosso especial sobre indicações geográficas brasileiras

Desde 2018, com o especial O Brasil que a Gente Produz, a CNI apresenta ao público as histórias das pessoas que trabalham diariamente para valorizar o que é produzido de melhor no território brasileiro. 

Em duas temporadas, a reportagem já explorou contos e fatos sobre vinho, queijo, café, cacau, erva-mate, farinha, erva-mate e, claro, a cachaça, esse verdadeiro patrimônio nacional. O conteúdo multimídia também traz um mapa interativo que mostra a distribuição das IGs no país. Confira!

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