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25 motivos para você amar a Rede CIN

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 14 de agosto de 2023

Em comemoração os 25 anos da Rede CIN, te mostramos por que é tão fácil admirar o trabalho dos Centros Internacionais de Negócios


De olho no potencial da indústria brasileira e ciente de que nossos produtos deveriam conquistar o mundo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) em 1998. Sim, este ano, os CINs completam 25 anos com um objetivo: inserir mais Brasil no mundo.

De lá pra cá, a Rede CIN ofereceu cursos, capacitações, e-books, game, atendimento gratuito por canais virtuais, viagens para prospectar negócios e inovações, entre outras ações com foco na internacionalização de empresas industriais de todo país.

São tantas iniciativas legais que quem conhece, se apaixona pelos CINs.

Tá duvidando? A Agência de Notícias da Indústria te mostra 25 motivos para você amar a Rede CIN:

1. Você descobre sua verdadeira vocação

Tem quem saiba o que quer desde o primeiro contato com o mercado de trabalho, mas também existem pessoas que demoram para entender onde realmente vão trabalhar e viver bem.

Há casos de pessoas que saíram do emprego e decidiram abrir o próprio negócio depois que ver o quanto o empreendedorismo pode ser satisfatório. Aqui na Rede CIN também acontece isso.

A Amanda, por exemplo, perdeu a vergonha de comercializar os produtos da marca dela aqui no Brasil depois de ver como poderia conquistar o comércio exterior. Saiba mais e se inspire.

2. Exportar fica mais fácil com ajuda

Nada é feito do dia para a noite e é necessário estudar o comércio exterior e planejar os passos antes de começar a exportar.

O Ajude Aqui é um dos serviços da Rede CIN para ajudar empresários de todo país a dar o primeiro passo na internacionalização. Quer saber mais? Conheça o Ajude aqui.

3. Mostra como inserir sua marca no exterior

Para entrar no comércio exterior, é preciso conhecer as regras e se adequar. Isso vai desde a logomarca e a embalagem até as certificações.

Entenda mais sobre essa função da Rede CIN aqui.

4. Leva empresários para conhecer mercados estratégicos

É exatamente isso. A Rede CIN promove viagens de trabalho para empresários industriais conhecerem mercados com grande potencial de negócios para a indústria brasileira.

Entenda por que você precisa participar dessas missões.

Delegação brasileira na missão prospectiva à SIAL em Paris

5. Além de apresentar o mercado, te ajuda a fazer negócios fora do país

Ciente de que estarão fora do “habitat natural”, a Rede CIN monta programações e rotas para os empresários durante as missões. E não é só um e-mail com as informações, não. O time acompanha e conduz a comitiva todos os dias. Saiba mais aqui.

6. Traz compradores internacionais para conhecer seu negócio

Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha. A gente sabe que nem todo mundo tem condições de ir para o exterior, mas a Rede CIN sabe que existem outras formas de apresentar os produtos do Brasil. Uma delas é trazer os compradores até os estados brasileiros.

Para isso acontecer, a Rede faz um mapeamento do que temos e o que o mercado internacional quer da gente. Entenda um pouco mais.

7. Mostra o que o Brasil tem de melhor para o mundo

Além dos produtos finalizados e prontos para serem exportados, a Rede CIN também proporciona aos visitantes experiências nas fábricas, fazendas e indústrias para que eles conheçam toda história do que comercializamos e saibam divulgar isso no exterior também. Veja como isso acontece.

Compradores internacionais visitaram fazendas de cacau na Bahia

8. Mata a saudade dos brasileiros que estão no exterior

Quando indústrias brasileiras exportam, além de abrir novas oportunidades de negócios, elas ajudam brasileiros espalhados pelo mundo a matar a saudade da nossa cultura. Sejam alimentos, bebidas, móveis, acessórios ou roupas, itens típicos do Brasil compõem o “mercado da saudade” em alguns países. Leia mais.

9. Te capacita presencialmente

Se você é do time que precisa do “olho no olho”, papel e lápis na mão para entender melhor o que precisa fazer para exportar, a Rede CIN desenvolve workshops e oficinas sobre internacionalização. Aqui tem um exemplo de como isso funciona.

10. E a distância também

Porém, se você gosta de estudar por conta própria e no horário que consegue, a Rede CIN vai te passar os ensinamentos sobre comércio exterior pela internet também. Na plataforma ExportaFlix, são disponibilizados cursos sobre temas de exportação.

11. Possibilita negociações online

Assim como em outros nichos, a Rede CIN também passou por adaptações na pandemia de Covid-19 e intensificou ainda mais o uso de conversas e negociações virtuais. O que já era bom, melhorou e veio para ficar.

Agora, além das iniciativas presenciais, a Rede CIN promove rodadas de negócios e workshops virtuais, que atendem empresários de todo país. Veja aqui um exemplo disso.

12. Who run the world? GIRLS!

Grande parte dos negócios brasileiros são sustentados pela força de trabalho feminina, assim como os lares. De olho nisso, a Rede CIN mapeou as oportunidades do mercado internacionais e elaborou ações específicas para mulheres empreendedoras. Saiba mais.


13. Oferece conteúdos sobre o comércio exterior

Sempre bom ter materiais de estudo para consultar em caso de dúvidas, né? A Rede CIN disponibiliza uma série de cartilhas sobre temas relacionado a exportação e importação para todas as pessoas que têm interesse. Acesse o portal do Indústria Global e confira.

14. Te atualiza sobre as mudanças do mercado internacional

Blockchain, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Câmbio, entre outros assuntos impactam as atividades das empresas brasileiras dentro e fora do país. É importante estar sempre atento a novidades como essas. A Rede CIN mantém os especialistas sempre atualizados e oferece material de pesquisa para empresas saberem mais sobre o comércio exterior. Veja aqui o que pode te ajudar.

15. Emite os certificados necessários para exportar

Um dos processos para começar a exportar é obter as certificações exigidas pelo comércio exterior. Tem certificado para comprovar a origem, a procedência, que o produto segue as normas sanitárias do país de origem, entre outras funções.

A Rede CIN orienta e emite cada um deles de acordo com a necessidade da empresa. Acesse o sistema COD para saber quais documentos a CNI emite.

16. Busca benefícios para as indústrias

Por meio de iniciativas realizadas em parceria com as Federação Estaduais das Indústrias, a Rede CIN houve as necessidades das micros e pequenas indústrias sobre o comércio exterior e vai atrás de soluções que tragam algum tipo de benefício dentro e fora do país.

O Certificado de Origem Preferencial é um desses mecanismos de facilitação: com ele o exportador brasileiro pode ser isento de impostos de importação no país de destino.

A Rede CIN é a única instituição no Brasil que emite o documento com o selo de qualidade internacional da International Chamber of Commerce (ICC). Saiba mais.

Stand do Brasil na maior feira de tecnologia da indústria em 2023: Hannover Messe

17. Traz ideias de inovação e sustentabilidade para a indústria

Veio à tona a necessidade de cuidar do meio ambiente e a indústria tem ações para fazer parte disso. Por meio da Rede CIN, a indústria conhece o que tem de mais inovador e sustentável no mundo para implementar aqui no Brasil.

Quer saber como isso acontece? Veja aqui.

18. Movimenta a economia

Em 2022, por exemplo, a Rede CIN movimentou R$14,5 milhões em negócios imeditatos fechados entre empresas brasileiras e compradores internacionais. Mas como se trata de um processo contínuo, a expectativa é que sejam movimentados R$ 515 milhões ao longo de 2023, enquanto a parceria entre as empresas durarem. Entenda como funciona.

19. Leva até rosquinha para Abu Dhabi

A Rede CIN capacita indústrias que trabalham com diversos produtos e os leva para mercados em todos os continentes, como as rosquinhas Racheiro que agora estão nos Emirados Árabes Unidos.

20. Aqui tem dicas de etiqueta profissional

Reuniões com empresários estrangeiros podem envolver uma série de costumes e culturas diferentes e é sempre bom pesquisar como funciona em cada país. Acima disso, certas regras são mantras em reuniões internacionais. A Rede CIN sabe tudo de etiqueta internacional, muito chique.

21. Temos as manhas em negociações

Encontros de negócios, virtuais ou presenciais, são as maneiras mais comuns que empresas do mundo inteiro utilizam para fechar novos negócios, seja oferecendo ou buscando bens, serviços ou tecnologias. Mas você sabe o que fazer durante essas reuniões para ter sucesso? A Rede CIN sabe e te ensina.

Os encontros de negócios podem acontecer de forma presencial ou virtual, mas as regras de etiqueta são as mesmas

22. Testa seus conhecimento de forma criativa

Logística, por exemplo, é uma parte fundamental para qualquer exportador. Se considerarmos que a venda é, na verdade, o produto e sua entrega, metade do sucesso de uma exportação depende da logística. Dito isso, será que você conhece bem esse assunto? A Rede CIN tem um quiz sobre o assunto. Confira!

23. Te mostra qual melhor forma de pagamento internacional

Uma das coisas mais importantes para qualquer operação no comércio exterior é fazer a escolha certa de como você vai pagar os bens que comprou ou receber pela mercadoria que exportou. Além de cada modalidade envolver riscos diferentes para exportadores e importadores, há outros detalhes importantes, como taxa de câmbio, documentos necessários para as transações e procedimentos bastante específicos para pagamentos internacionais.

Complicado? Não. A Rede CIN te ajuda a escolher a melhor modalidade de pagamento internacional.

24. Exportar pela internet é uma possibilidade

A Rede CIN sabe que as empresas brasileiras precisam considerar o marketplace como estratégia para suas vendas internacionais e, por isso, ensina como se dá o processo de exportação e recebimento em caso de compras feitas por essas plataformas digitais. Saiba mais.

25. Mas tem que saber como apresentar seu produto

Existem diferentes ferramentas para, de forma digital, promover os produtos no exterior. A Rede CIN tem um estudo onde explica sobre marca, cores, plataformas, diferenças entre publicações de uma mesma empresa para distintos mercados e mais. Acesse aqui e confira.

UFA! 

Mencionamos apenas 25 motivos, mas a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) tem muitos outros. Acesse o portal da Rede para saber mais sobre as iniciativas, se inscrever e se apaixonar.

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.

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