São muitas as vantagens para as empresas que exportam seus produtos para outros países. Além de aumentar e diversificar suas vendas, a empresa melhora a qualidade do seu produto, se torna mais competitiva e diminui a dependência do mercado interno. Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios da exportação.
Quando o Brasil fecha um acordo comercial, como isso se traduz em negócio? Qual o passo a passo para se exportar? Você confere tudo isso na conversa com Sarah Saldanha, gerente de Serviços de Internacionalização da CNI. Quem também participa desta edição e fala sobre como podemos pagar menos (ou nenhum) imposto de exportação, é Aline Veras, especialista em certificação de empresas brasileiras no exterior. Ouça aqui o Podcast
Saiba mais: Certificações abrem portas para empresas brasileiras no exterior
Motivos para internacionalizar
Atuar em outro país consiste adaptar-se à novas leis, adequar-se a uma nova cultura e conquistar um público diferente daquele com o qual a corporação está habituada a atender no seu mercado de origem. No entanto, não é necessário renunciar ao mercado doméstico para ter sucesso no mercado internacional.
Diversificar o risco da empresa
Quando os negócios não ficam limitados ao mercado nacional, minimiza-se os riscos em momentos de crises internas. Além disso, ao atuar em diferentes mercados, a inovação passa a ser fundamental para as estratégias da empresa, pois há a necessidade de acompanhar as novidades e tendências (seja no campo da tecnologia, seja nas questões mercadológicas), para melhorar a competitividade e criar soluções.
Reduzir carga tributária
A internacionalização pode ser uma forma de reduzir custos de tributação. Um caminho é a utilização de condições mais benéficas, previstas em acordos comerciais. Isso possibilita que a empresa encontre condições mais favoráveis ante a mercado interno.
Construir e consolidar uma marca global
Ao encarar os desafios do mercado internacional, a empresa pode consolidar uma marca global e se tornar referência em qualidade. Isso aumenta a credibilidade da organização, amplia a busca por novos mercados e fortalece o reconhecimento da marca pelos consumidores nacionais.
Outro ganho é que, por seguir padrões internacionais (geralmente mais rigorosos), os produtos comercializados internamente passam a ter mais valor de mercado.
A boa notícia é que consolidar marca lá fora acaba gerando mais credibilidade para a marca aqui no país.
Para internacionalizar sua empresa, conte com a Rede CIN
a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.
A Rede CIN conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Ela faz atendimento direto às empresas brasileiras, de todos os portes, com o objetivo de assegurar sua atuação competitiva e sustentável no mercado internacional.
Esse é o Podcast Indústria de A a Z
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