O incentivo fiscal é um benefício concedido pelo poder público para estimular novos negócios, atrair empresas pra um determinado lugar e movimentar alguns setores do mercado. Isso pode ser feito pela redução da carga tributária ou até a isenção de algum imposto.
Escute Aqui o Podcast O que é incentivo fiscal e como ele impulsiona o desenvolvimento?
O que é incentivo fiscal na prática?
Um exemplo de incentivo fiscal para o desenvolvimento da região norte e nordeste do país por meio do Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Nessas regiões, os incentivos vieram em redução de impostos e concessão de créditos tributários.
Isso incentivou investimentos, ampliou e diversificou os negócios nessas regiões. De quebra, mais empregos foram criados e mais renda da população. Tá tudo interligado.
Saiba mais: Indústria e poder público debatem projeto que prorroga incentivos fiscais para o Nordeste e Norte
Isenção Fiscal e a Reforma Tributária
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que os atuais incentivos fiscais devem ser mantidos durante o período de transição para o novo modelo tributário. Uma extinção repentina dos incentivos pode reduzir a rentabilidade prevista dos investimentos, o que inviabilizaria muitos projetos já estabelecidos.
O período de transição também permite que as empresas e o próprio Governo possam se adaptar ao novo sistema e possibilita ajustes na alíquota do IVA para evitar que ocorra aumento da carga tributária total.
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.