Empresários, contadores, representantes de sindicatos e colaboradores da área de Recursos Humanos de empresas, acompanharam na tarde desta segunda-feira, 28/10, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, uma apresentação do consultor da Confederação Nacional da Indústria – CNI Rodrigo Meister de Almeida, que abordou sobre o tema “Gestão Estratégica da Segurança e Saúde. Como reduzir o custo previdenciário evidenciando cuidados com o trabalhador”.
A programação que faz parte do Diálogo Industrial realizado pela CNI, através do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, e foi aberta pelo vice-presidente da Federação, Magno Rossi, que ressaltou a importância da temática abordada.
“Esse Diálogo Industrial traz à discussão um tema primordial para a classe empresarial, porque hoje, o Consultor da CNI, Rodrigo Meister traz à tona, a prevenção no ambiente de trabalho, e não podemos esquecer que a segurança é um imposto muito caro numa empresa. E está provado que fazer a gestão da Segurança, fortalecendo a prevenção no ambiente de trabalho é sim, um papel do empresário, dai a importância de nos preparamos para fazer uma gestão estratégica da segurança e da saúde, dentro de nossas empresas”, ressaltou.
Durante a apresentação Rodrigo explicou que a Gestão de SST atualmente faz parte da estratégia de negócio, também conhecida como estratégia de performance nas empresas.
“Ao investir numa gestão eficiente de Segurança e Saúde, o empresário alcança um nível de produtividade muito maior, uma vez que o bem-estar no trabalho faz com que o colaborador produza mais, falte menos, e faça o trabalho com mais vontade. Depois quando se entra na visão financeira disso tudo, a Segurança do Trabalho deixou de ser uma atividade meio, como já foi também o RH e passou a ser hoje parte do negócio. Os custos de um afastamento, de um acidente de trabalho, de substituição de mão-de-obra hoje são extremamente relevantes. Se pegarmos uma formula básica de imposto previdenciário, por exemplo, onde uma empresa afasta menos que o concorrente dela, elas competem neste quesito, e quem afasta mais vai pagar mais imposto, e quem afasta menos paga menos imposto. E essa diferença pode chegar em 75% no valor do imposto anualmente”, explicou
O Consultor afirmou que a CNI tem procurado auxiliar os empresários nesse processo. “A Confederação Nacional da Indústria, com o apoio das Federações das Indústrias e dos Sindicatos tem buscado levar essa informação para os empresários, para as chefias e pessoas de comando das empresas, porque se o RH mostrar quanto custa fazer ou não um investimento em SST, o empresário consegue tomar decisões mais seguras, se resguardar e fazer uma condição melhor de gestão”, pontuou.
Então quem olha hoje para a Segurança do Trabalho, com foco no Capital, na proteção do Capital da Empresa, no resguardo legal da empresa, automaticamente cuida do trabalhador e dá uma injeção de ânimo no negócio, disse Rodrigo.
Nesta terça-feira, 29/10, o Diálogo Industrial ocorrerá na cidade de Itaporanga-PB, no sertão, das 16h30 às 18h30. A programação será realizada no auditório da empresa ITATEX.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (83) 2101-5322.
Colaboração/Texto: Renata Duarte.