Alunos do programa Mais Aprendiz, assim como colaboradores do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), participaram na manhã desta sexta-feira (8) de uma programação especial que discutiu o combate ao assédio no mercado de trabalho. A iniciativa, realizada em Campina Grande, contribui com a preparação desses jovens aprendizes para os primeiros passos na vida profissional, além de reforçar o compromisso do IEL com a manutenção de um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Mais Aprendiz no IEL Paraíba, Flávia Vaz, a programação é uma iniciativa do Comitê de Combate ao Assédio no Trabalho, criado na instituição justamente com o objetivo de promover ações de prevenção a esse tipo de comportamento no ambiente profissional.
“A nossa ideia é estimular, a partir de diferentes contextos, um processo educativo sobre o que é o assédio no ambiente de trabalho. Neste evento, por exemplo, nós trouxemos o contexto jurídico, para que os jovens aprendizes e os colaboradores tenham entendimento sobre o que dizem as leis. Além disso, trouxemos também uma perspectiva psicológica para entender quais são os impactos dessas situações de assédio e de que forma as pessoas podem lidar com elas”, explicou Flávia.
Ainda segundo a coordenadora, além de eventos como este, o tema também é trabalhado com os jovens aprendizes em disciplinas curriculares do programa, como ética no ambiente de trabalho e relacionamentos interpessoais.
“Muitos aprendizes chegam ao programa de forma inexperiente, sem saber como lidar com determinadas situações. Então, essa é uma forma de orientar e de trazermos essa função pedagógica que tem o programa, de modo que o jovem saia daqui com competências e habilidades que o coloquem como um profissional de referência”, acrescentou Flávia Vaz, ao destacar que o mesmo trabalho será realizado com os colaboradores do IEL e alunos do Mais Aprendiz em João Pessoa.
Programação
As atividades desta sexta-feira contaram com duas palestras, que abordaram os impactos do assédio a partir de perspectivas jurídicas e psicológicas. Advogada e professora, Luciana Bezerra conversou com os alunos e colaboradores sobre ética, hierarquia e legislação trabalhista, explicando quais são os tipos de assédio, suas consequências e como evitá-los.
Por sua vez, a psicóloga Márcia Peixoto trabalhou os impactos do assédio na saúde mental, destacando as estratégias mais adequadas para lidar com esse tipo de comportamento. Em sua palestra, Márcia também enfatizou dicas e orientações para a construção, individual e coletiva, de um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor para todos.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza