Nesta quarta-feira,24 alunos dos cursos de confeccionador de Calçados e Confeccionador de Artefatos e Bolsas, do SENAI de Bodocongó participaram juntamente com os instrutores dos cursos, José Orlando e Joana Pereira, do “Cinema Verde: Projetando a Saúde do Trabalhador”, no Sesc Centro, em Campina Grande.
Durante a programação alusiva a campanha Abril Verde, foi exibido o documentário “Me guardando para quando o Carnaval chegar” que mostra a realidade do trabalho nas fábricas de confecção da cidade de Toritama – PE, e na sequência, foi realizada um debate sobre o tema "Adoecimento também é acidente de trabalho".
“Foi enriquecedor participar dessa programação, tanto para nós instrutores como para os nossos alunos, pois nos proporcionou uma reflexão sobre o trabalho na indústria, reforçando que o acidente não afeta só o trabalhador, mas também a família, o empregador e toda sociedade, impactando diretamente a economia, a saúde pública e a previdência social. E nos fez enxergar que a prevenção deve ser uma luta de todos, fiquei extremamente feliz em proporcionar esse conhecimento aos nossos alunos”, disse a instrutora Joana Pereira.
O evento contou com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho – MPT, Marcos Almeida, e do secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Marques Dunga Filho.
O Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Na Paraíba, a iniciativa conta com o apoio de instituições como o SESI e o SENAI que participam ativamente da iniciativa.