Atualmente, as mulheres ocupam um quarto da força de trabalho na indústria no Brasil. Segundo dados do Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre 2008 e 2021, mais mulheres chegaram a cargos de gestão no setor, passando de 24% para 31,8%.
Confira também: 6 em cada 10 empresas industriais contam com políticas para promoção de igualdade de gênero
Nesse contexto, a AES Brasil, empresa que trabalha há mais de 20 anos com a geração de energia renovável, desponta como a primeira a ter um complexo eólico operado exclusivamente por força de trabalho feminina, em Tucano, na Bahia.
Ao longo de 2021, a empresa formou um grupo de mulheres no curso de Capacitação em Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse aqui a matéria do Indústria Verde.
Esse é o Indústria Verde
O Indústria Verde é um projeto que nasceu para mostrar que a indústria brasileira já é protagonista em soluções sustentáveis. São contribuições relevantes à agenda ambiental, com enorme potencial para liderar o processo em diversos setores.
A preocupação com o meio ambiente é de todos. Indústria, empresas e cidadãos. Na sua empresa, a transformação verde já começou? Venha fazer parte desta história.