Compartilhar

CNI

Aprenda a usar seu plano de saúde de forma sustentável

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 09 de dezembro de 2021

O SESI lançou nesta quinta-feira (8), um guia para beneficiários usarem o sistema de saúde suplementar de forma mais eficiente, evitando desperdícios


A escolha de um médico de referência para acompanhamento regular do paciente e a adoção de comportamentos saudáveis, estão entre as principais orientações do guia.

Já parou pra pensar em como o plano de saúde funciona? Tipo, como a conta fecha? 

Talvez a pandemia tenha provocado essa reflexão em mais pessoas, já que os planos de saúde foram essenciais para que milhões de brasileiros superassem a Covid-19. É importante pensar nisso porque um dos maiores desafios da saúde suplementar é justamente esse equilíbrio financeiro.

Sabia que você tem como ajudar nisso? Atitudes simples são muito eficazes para evitar desperdícios, contribuindo inclusive para baixar os custos dos seguros de saúde.

Praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, dormir bem, não se automedicar. Esses hábitos podem evitar o aparecimento de doenças e consequentemente a necessidade de ir a um hospital. Da mesma forma, vão evitar gastos desnecessários dos planos de saúde.

Para orientar os pacientes sobre práticas saudáveis e que contribuem para a eficiência dos planos de saúde, o Serviço Social da Indústria (SESI), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) lançaram nesta quarta-feira (8) o guia Orientações práticas em saúde suplementar - Tudo o que o cidadão precisa saber.

A publicação também traz dicas para o momento da escolha do plano de saúde conforme o perfil de cada pessoa, questões importantes a serem observadas antes da assinatura do contrato, modelos de financiamento do sistema e como os usuários podem reduzir custos.

Por que me preocupar com isso?

De acordo com a gerente-executiva de Saúde e Segurança do SESI, Katyana Aragão, os benefícios de se usar de forma racional os planos de saúde vão além da redução de desperdícios e garantia de sustentabilidade do sistema.

Por que existe o desperdício?

São vários os fatores que levam os planos de saúde a desperdiçar recursos. Um deles é o volume de exames que são desnecessários. Além disso, como muitos atendimentos não são integrados e não há comunicação entre os médicos, os pacientes podem acabar passando por procedimentos repetidos. Para evitar esse tipo de desperdício, o beneficiário pode levar seus exames mais recentes quando tiver uma consulta para que o profissional analise se algum pode ser aproveitado.

Outro fator que pesa é que os valores dos exames ou cirurgias não são evidenciados durante a consulta. Quando você tem noção de quanto custa, passa a usar de forma mais sustentável.

Um médico para chamar de seu

Antigamente, as pessoas costumavam ter um médico de família para acompanhar a saúde e atender pequenos problemas clínicos. Com o passar do tempo, no entanto, as pessoas perderam esse hábito e passaram a preferir procurar especialistas para cada problema de saúde que apresentam. 

Com o médico de família, no entanto, além de ter um atendimento mais personalizado, com foco na prevenção de doenças graves, o paciente evita o uso do pronto socorro, que é um serviço mais caro que a consulta em ambulatório. O médico da família também pode indicar quando é hora de ouvir um especialista.

Vale a pena pensar sobre isso

A adoção de comportamentos saudáveis ajuda a reduzir ou adiar as chances de surgirem problemas de saúde e consequentemente, ter que ir ao hospital.

Pessoas obesas, por exemplo, tem maior potencial de desenvolver diabetes, cardiopatias, transtornos mentais e câncer. Já o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode levar a cirrose, alguns tipos de câncer, acidente vascular cerebral, violências, transtornos mentais e outros problemas. Fumar pode levar a diversos tipos de câncer, bronquite crônica, enfisema pulmonar, infarto, úlceras no estômago e outras doenças.

Dormir bem é importante para que o cérebro consiga refazer conexões, ative a memória, produza novas proteínas que ajudam no sistema imune e regule a produção hormonal. 

E você já ouviu aquela máxima: você é o que você come, né? Manter uma alimentação saudável é importante para reduzir riscos de doenças como a desnutrição, anemia, obesidade, diabetes e hipertensão.

Na hora de assinar o contrato

São tantas as opções de cobertura que o beneficiário pode ficar confuso na hora de decidir qual é a ideal. As informações mais importantes a se considerar no momento da escolha são a abrangência geográfica, o tipo de atendimento, a acomodação ofertada em caso de internação e o preço. Isso pode te ajudar a direcionar melhor a conversa com o corretor de planos de saúde e chegar à cobertura ideal para você, sua família ou empresa.

Antes de assinar o contrato é importante conferir no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se a operadora e o plano estão devidamente registrados. Você só vai precisar do CNPJ da empresa e do número de identificação do plano para fazer essa pesquisa.
 

Outras Notícias