CNI

B20 Brasil faz recomendações sobre uso responsável da Inteligência Artificial ao G20

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 15 de outubro de 2024

Propostas da força-tarefa de Transformação Digital envolvem segurança de dados e ética no uso da IA. Tecnologia pode aumentar PIB global em até 7% nos próximos dez anos

O avanço da Inteligência Artificial (IA) e a segurança dos dados têm mobilizado o mundo. Segundo um levantamento do Goldman Sachs, a IA tem o potencial de aumentar o PIB global em 7% em um período de dez anos. Dos 7,9 bilhões de habitantes, um terço da população global, ou cerca de 2,9 bilhões de pessoas, não têm acesso às ferramentas e aos serviços básicos que sustentam a transformação atual – os outros 5 bilhões têm acesso à conexão. Destes, 4 bilhões se conectam por meio de celulares e equipamentos móveis.

Para que possam se conectar de forma segura, promovendo a inclusão e a segurança digitais, a força-tarefa de Transformação Digital do B20 desenvolveu três recomendações para influenciar as discussões do G20. O B20 (Business 20, da sigla em inglês) é o braço empresarial do G20 no Brasil, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A força-tarefa reúne mais de 160 membros do setor privado das economias do G20 e é liderada pelo executivo Fernando De Rizzo, CEO da Tupy. Segundo ele, a transformação digital é uma alavanca para o progresso inclusivo, sustentável e ético, aumentando o bem-estar das populações.

“Nosso documento propõe alcançar conectividade significativa para todos os indivíduos e empresas, ao mesmo tempo em que promovemos a confiança digital e a segurança cibernética, estabelecendo os alicerces para uma abordagem responsável e pró-inovação para novas tecnologias, como a IA", afirma Rizzo.

As sugestões foram entregues à liderança do G20, que neste ano é presidida pelo governo brasileiro, em um documento mais amplo – o Communiqué – que reúne com 24 recomendações e ações de políticas públicas de diferentes temas. Pela primeira vez, as diretrizes elaboradas pelas oito forças-tarefas do grupo de engajamento do setor privado foram entregues antecipadamente à liderança do G20. A ideia é sensibilizar líderes mundiais antes da cúpula do G20, que será em novembro, no Rio de Janeiro.

O principal objetivo da força-tarefa de Transformação Digital é promover o avanço da infraestrutura digital e garantir a segurança de dados, além de aumentar o acesso a recursos digitais e tornar a revolução digital benéfica para todos. Embora a adoção da tecnologia e a crescente dependência de redes interconectadas tenham proporcionado oportunidades para crescimento e inovação, elas também aumentaram o risco de incidentes cibernéticos que podem causar danos financeiros, operacionais e reputacionais a organizações e às pessoas.

Do ponto de vista empresarial, a cibersegurança representa a proteção dos recursos digitais contra incidentes cibernéticos, para garantir a continuidade das operações das organizações, a proteção dos dados de seus clientes e a preservação de sua reputação.

Usuários ficam conectados mais de seis horas por dia

O tempo médio que os usuários ficam conectados diariamente é de mais de seis horas e o número de dados criados todos os dias já ultrapassam os três quintilhões de bytes, enquanto as vendas globais de e-commerce somam mais de US$ 5 trilhões.

Para a liderança do B20, este é um período de intenso desenvolvimento tecnológico, com novos avanços surgindo a cada dia. Isso porque a tecnologia digital mudou a maneira como as pessoas vivem, trabalham e interagem umas com as outras, e essa tendência deve aumentar nos próximos anos. Apesar do ritmo rápido da disrupção tecnológica, uma grande parte da população ainda não foi efetivamente integrada.

Inovação e inteligência artificial também se destacam como soluções promissoras em diversos setores. O surgimento da IA trouxe novas e complexas preocupações relacionadas à responsabilidade, ética, segurança, proteção e sustentabilidade, apresentando um desafio significativo que exige ação colaborativa por parte de nações e organizações. Só em 2023, mais de US$ 10 bilhões foram investidos em financiamento para soluções de IA generativa.

Segundo a força-tarefa de Transformação Digital, à medida que o setor público lidera os esforços nacionais e internacionais para resolver desafios globais, pode – e deve – aproveitar também a experiência e a escala do setor privado.

Confira as três recomendações da força-tarefa do B20 Transformação Digital

Todas as recomendações e ações de políticas públicas do B20 Brasil podem ser lidas em seu Communiqué. As propostas do B20 também serão debatidas durante o B20 Summit Brasil, nos dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo.

O B20 Brasil 2024

O B20 é o fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, mobilizando mais de mil representantes do setor privado dos países membros. A edição brasileira reúne sete forças-tarefas e um conselho de ação. Os grupos de trabalho são formados por empresários do Brasil e estrangeiros que estão debatendo, desde o início do ano, propostas de temas urgentes: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.