Barraca Cachaçaria da Paraíba recebe aprovação de empresários

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 04 de julho de 2007

Um espaço de divulgação para os produtos paraibanos. A Barraca Cachaçaria da Paraíba, instalada no Parque do Povo durante o maior São João do Mundo, reuniu 18 marcas de cachaças produzidas no Estado. Foram 31 dias de divulgação, através de uma iniciativa conjunta do Sindicato das Indústrias de Bebidas da Paraíba, através da FIEP, e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Nesse período, turistas e pessoas que passaram pelo Parque do Povo puderam degustar e comprar as cachaças Volúpia, Caranguejo, Anel do Brejo, Serra Limpa, Serra Preta, Terra do Sol, Tambaba, Olho de Cana, Rainha, Talante, Dona Increnca, Cigana, Caruçú, Bis, Alegre, Matuta, Maribondo e Cachaça de Engenho São Paulo.

Apresentando uma decoração rústica, a Barraca foi construída com material reciclado, seguindo um padrão ecológico, o que deu um destaque especial ao espaço, que atraiu a atenção do visitante, e recebeu a aprovação dos empresários que divulgaram suas marcas no local.

No último dia 03 de junho, os empresários que expuseram suas marcas no local, participaram de uma reunião de avaliação na sede da FIEP, em Campina Grande, que contou com a participação do Presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado da Paraíba, Jeová Heiner e da Superintendente do IEL/PB, Kênia Quirino.

"A FIEP pretende apresentar um projeto voltado ao fortalecimento do setor de bebidas paraibano. E essa proposta será apresentada aos produtores de cachaça do estado, em uma reunião a ser definida", adiantou a Superintendente do IEL/PB.

Para Cleyston Jabson, Coordenador da Barraca, o espaço além de divulgar as marcas, agregou valor ao produto produzido no Estado. "Além comercializar cerca de 20 mil garrafas de cachaça durante toda a festa, o espaço Cachaça da Paraíba, também foi uma oportunidade para mostrar as várias formas de degustação da cachaça paraibana, agregando a essa, valores de drinques como cachaça a nevada, cachaça a base de mel, cachaça a sabores e até mesmo cachaça natural", disse

O Superintendente da marca Caranguejo, Éolo Sales disse que o estande deu maior visibilidade aos produtos da Paraíba. "A Barraca Cachaçaria da Paraíba foi uma iniciativa positiva, do Sindicato das Indústrias de Bebida do Estado da Paraíba, da FIEP e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, porque o público pode conhecer a qualidade da cachaça produzida em nosso Estado, devemos batalhar para que no próximo ano tenhamos um espaço maior que privilegie todas as marcas que são produzidas em nossa região", destacou Eulo.

Para a Caranguejo, o espaço foi muito proveitoso, porque estávamos excluídos do São João, desde 2001, por conta dos patrocinadores. As vendas da nossa Cachaça na região de Campina Grande, durante esse período junino aumentaram em torno de 22,5%, e isso se deve a Barraca Cachaçaria da Paraíba e aos investimentos que centramos na cidade.

O diretor da Cachaça Matuta, Aurélio Junior aprovou a iniciativa da FIEP e disse que a Barraca deu mais visibilidade a sua marca que é nova no mercado. "Está de parabéns Buega Gadelha, pela iniciativa de fazer do Maior São João do Mundo, uma vitrine para as melhores cachaças da Paraíba. O espaço Cachaça da Paraíba representou uma ótima oportunidade para difundir os nossos produtos e, nosso caso, em especial, porque ainda somos uma cachaça pouco conhecida no mercado, mas, sem dúvida, esse trabalho vem se unir aos nossos esforços, no sentido de melhor vender nossa marca", afirmou.

Até mesmo os empresários daquelas marcas que já estão no mercado há muito tempo, destacaram os resultados obtidos no espaço. "Apesar de sermos uma marca já conhecida, o espaço Cachaça da Paraíba, no Parque do Povo, nos foi bastante positivo porque estivemos numa vitrine para milhares de pessoas e isso somente vem contribuir de forma positiva para o maior crescimento da nossa marca", destacou o diretor da Cachaça Serra Limpa, Antônio Inácio da Silva.

O Presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas da Paraíba, Jeová Heiner falou do sucesso do empreendimento e disse que a luta agora é por um espaço permanente de divulgação da cachaça paraibana. "Sem sombra de dúvida o espaço Cachaça da Paraíba foi um sucesso. Mas, a nossa idéia é dar continuidade a esse trabalho, inclusive criando uma cachaçaria permanente que possa apresentar a verdadeira qualidade dos nossos produtos a qualquer tempo. Para tanto, esperamos contar com o apoio de todos os integrantes do espaço Cachaça da Paraíba e principalmente continuar com o importantíssimo apoio da FIEP, sem a qual, nós não teríamos a repercussão que tivemos neste trabalho", revelou Jeová Heiner.