Compartilhar

CNI

Brasil Indústria: qualidade de vida e oportunidades de crescimento

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 03 de dezembro de 2021

Nesta semana, a indústria inova com cursos, projetos e muita oportunidade para trabalhadores!


Nesta semana, a indústria investiu em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Semana de inovação, oportunidades para trabalhadores e muito mais! 

Para uso nas escolas da rede pública municipal e estadual de estudantes deficientes visuais, o aluno da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, Vitor Gabriel Simões, 18, desenvolveu, em parceria com o Conselho Regional de Química XIV Região, uma tabela periódica em braile 3D, criada com o uso da tecnologia de impressão 3D, utilizando filamentos para modelagem dos 118 elementos catalogados na tabela periódica.

Com o uso do programa Autodesk Inventor, software completo de ferramentas de engenharia para criação de projetos 3D e documentação e simulação de materiais, o aluno finalista da primeira turma do Novo Ensino Médio SESI SENAI desenvolveu, em parceria com o Conselho de Química, um projeto da tabela periódica completo em braile e 3D para uso nas escolas públicas e estaduais.

Aluno do SESI cria tabela periódica 3D em braile para colegas deficientes visuais da rede pública

“Eu fico muito feliz de poder colaborar com esse projeto para as pessoas que possuem deficiência visual, porque existe essa dificuldade de aprendizado deles em química e através dessa tabela periódica 3d em braile, eles vão poder, assim como os outros alunos, identificar os elementos, o número atômico, entre outras coisas, e isso é muito prazeroso, saber que estamos fazendo parte desse projeto de inclusão dentro das escolas”, disse o aluno


Para estreitar o vínculo entre os colaboradores nas empresas neste final de ano e estimular a motivação para iniciar o novo a equipe do SESI-TO tem levado às empresas um novo serviço: o SESI Gincanas. As atividades são personalizadas de acordo com as particularidades de cada empresa que pode escolher temáticas como Segurança do Trabalho a serem trabalhadas de forma lúdica e divertida no ambiente de trabalho ou mesmo em confraternizações. Saiba mais!

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o SENAI-RO prorrogou até o dia 10 de dezembro, as inscrições para preenchimentos de vagas disponibilizadas aos seus cursos gratuitos focados na Educação Profissional nas modalidades de aprendizagens industrial técnica e básica. Para mais informações os interessados devem acessar o portal SENAI.

Está disponível para consulta pública, até 5 de dezembro, o Relatório de Análise de Impacto Regulatório sobre serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho. O tema é base da Norma Regulamentadora nº 4, submetida à opinião pública em 2019, e a elaboração de análise de impacto regulatório no processo de revisão das diretrizes está prevista em portaria federal. Saiba mais na FIBRA.

O SESI-MT  está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as turmas 2022. São 647 vagas gratuitas para trabalhadores da indústria e comunidade nos municípios de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Podem se matricular maiores de 15 anos para o término do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e maiores de 18 anos para o Ensino Médio. Confira! 

A FIEMG hoje conta com postos de atendimento em Belo Horizonte e nas quatro Regionais FIEMG no interior do Estado. Além de identificar as melhores linhas de crédito de acordo com a necessidade da empresa, a equipe da instituição analisa a situação financeira da empresa e o projeto de investimento, submete a proposta aos agentes financeiros e organiza toda a documentação necessária. Por fim, acompanha as solicitações junto aos bancos até o seu desfecho. Clique aqui e confira as opções.

Já no Espírito Santo, a FINDES, por meio do Conselho de Responsabilidade Social (Cores), lança o projeto “Natal Cores”. A campanha tem o objetivo de unir os setores industriais e presentear crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social. Podem participar desta ação, as Câmaras Setoriais Industriais (CSI), os Sindicatos Patronais Industriais (filiados ou em processo de filiação), empresas que representam os diversos segmentos industriais e, também, sindicatos que não fazem parte da Câmara.

O Sesi utiliza a metodologia do reconhecimento de saberes, que acelera o tempo de estudo com base nos conhecimentos prévios de cada aluno e tem um currículo organizado por competências.

Serão atendidas cinco instituições com doações de brinquedos, kit escolar ou kit higiene. As doações deverão ser entregues no dia 16 e 17 de dezembro, de 9h às 16h, diretamente no Centro Cultural SESI-ES, em Jardim da Penha, Vitória. 

A FIESC lançou a Agenda da Indústria para Infraestrutura 2022. Encontro será nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, às 14 horas, na sede da FIESC, em Florianópolis, e também terá transmissão pelo canal da entidade no YouTube. Documento traz uma radiografia das demandas catarinenses nos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. Para participar presencialmente, é obrigatório fazer a inscrição.

A programação de Natal no bairro do Rio Vermellho, em Salvador, começa nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, às 18h, com a inauguração da iluminação da fachada do casarão do Teatro SESI Rio Vermelho. A decoração foi escolhida a partir de concurso cultural que o SESI Bahia realizou. O objetivo da iniciativa foi promover o espírito de celebração e contribuir para a retomada das atividades culturais do bairro do Rio Vermelho. 

A vencedora do concurso de Decoração Natalina da Fachada do Teatro Sesi Rio Vermelho foi Patrícia Brasil Chaves, que é formada em Comunicação e Design, com larga experiência em Produção Cultural. Confira!

Três equipes de escolas do SESI-PI irão representar o Estado na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontecerá de forma virtual no período de 10 a 14 de novembro. A equipe Boryscley da Escola Conselheiro Saraiva de Teresina ficou em primeiro lugar na Etapa Estadual da OBR no nível I fundamental e a equipe INTZ Lego da Escola Integrada Dep. Moraes Souza de Parnaíba ficou na segunda colocação. Já a equipe Angry Sharks da Escola Integrada Dep. Moraes Souza de Parnaíba ficou em segundo lugar representando no nível médio. A matéria completa está no site do SESI-PI.

Outras Notícias