A semana da indústria teve como destaque educação, cidadania, tecnologia, inovação e trabalho, com ações que mostram que a indústria que não para! O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!
De olho na vacinação e na qualidade vida dos trabalhadores!
No Acre, o Movimento Unidos Pela Vacina, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), realizou a entrega simbólica dos 67 equipamentos de refrigeração necessários para armazenar imunizantes, reforçar o processo de vacinação contra a Covid-19 em todos os municípios do estado e enviar informações ao Ministério da Saúde. Entre eles, 13 câmaras frias, 30 geladeiras, 24 freezers, e também 5 computadores. Mais informações, no site da FIEAC.
No estado de Goiás, a FIEG comemorara mais uma entrega de donativos realizada pelo projeto social da instituição, de maneira drive-thru, na Casa da Indústria. Mais detalhes, acesse o site da FIEG.
Sextou! Eventos, ações sociais e culturais nas indústrias
No Amazonas, A FIEAM, por meio do Departamento de Assistência a Média e Pequena Indústria (DAMPI), prorroga até o dia 26 de julho, as inscrições e entrega de relatório para a 28ª edição do Prêmio Qualidade Amazonas 2021, de organizações públicas e privadas que utilizam métodos e ferramentas da Qualidade, implementados ou em implementação. Para saber como se inscrever, acesse o link!
“Além do conhecimento pela experiência, o relatório gerado é um dos principais ganhos, pois as empresas têm retorno sobre como está sua gestão e processos, por meio da avaliação de grandes profissionais”, disse a coordenadora do programa, Erlen Montefusco.
Educação é o foco principal dos estados!
A FIEPA, no Pará, reúne mais de 60 crianças e adolescentes no projeto Orquestra Maré do Amanhã para aprender viola e violino, com aulas gratuitas. A iniciativa social da Mineração Rio do Norte (MRN) tem parceria desta orquestra e do colégio Equipe, onde ocorrem as aulas, que fica no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, oeste do Pará. As aulas ocorrem às terças, quartas, quintas e sextas! Para saber como participar, entre no site da FIEPA.
O SENAI Bahia inicia os cursos de Qualificação Profissional do Programa Educar Para Trabalhar, do Governo da Bahia. 100% EaD, o conteúdo programático será disponibilizado por Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que deve ser acessado em até sete dias depois desta data para que a vaga do estudante não seja cedida a outro candidato. Confira todos os detalhes!
No Amapá, o Serviço Social da Indústria (SESI-AP), com o objetivo de capacitar os funcionários da Rede Amazônica para que adotem medidas técnicas que evitem a ocorrência de acidentes de trabalho, ministrou o curso de aperfeiçoamento profissional em NR 35. Com 16h de duração, a capacitação aconteceu de maneira semipresencial, com parte do conteúdo trabalhado remotamente e outra, presencialmente, nas dependências da empresa. Mais detalhes, estão neste site!
Na capital do país, empresas do DF e do Entorno podem participar da chamada pública para o Programa DF Inovador. Pelo edital, lançado em 13 de julho, serão selecionadas 30 organizações para capacitação em inovação corporativa e intraempreendedorismo, que são ações empreendedoras desenvolvidas dentro dos negócios. Entre os temas a serem abordados estão tecnologias disruptivas, educação corporativa, cultura organizacional, estratégia e teses de inovação e gestão ágil. Para conhecer mais do projeto, entre no site da FIBRA.
No Mato Grosso do Sul, o SENAI de Corumbá, em parceria com a startup Tô Ricco, promoveu um workshop para apresentar e ajudar a desenvolver habilidades na gestão financeira pessoal. O evento foi realizado de forma totalmente on-line para os alunos dos cursos técnicos e dos cursos de qualificação profissional da instituição. A matéria completa está no site da FIEMS.
A reunião do FIEMG Jovem, realizada de forma on-line teve em sua pauta de discursão as apresentações das empresas Palmas Boots e Porsche Brasil. Rodrigo Fonseca, e-performance specialist da Porsche Brasil, apresentou a palestra “Smart Cities e eletrificação da mobilidade”. Para saber como foi o evento, entre no site da FIEMG.
No Rio de Janeiro, Startups podem se inscrever, até 13/08, para solucionar desafios do MetrôRio no Edital de Inovação para a Indústria. As startups devem acessar a Plataforma de Inovação para a Indústria para se inscrever no “Desafio de mobilidade da manutenção de Interface mobile para Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (SAP PM)”, um software de gerenciamento de manutenção usado pela concessionária. Confira a matéria completa!
Uma parceria entre o SENAI e o Ministério Público do Trabalho está oportunizando a 16 homens acolhidos pela Fazenda do Sol, em Campina Grande, a chance de se profissionalizar, na área de panificação e confeitaria. A matéria está disponível neste link!
Pesquisa, inovação industrial e oportunidades de crescimento profissional
Voltada à capacitação e fortalecimento de 25 lideranças femininas do segmento industrial, a 2ª edição do projeto "Ela Faz Indústria" foi iniciada nesta semana, na FIETO. O projeto prevê 35 horas de atendimento entre consultoria e encontros on-line, individuais e coletivos. Para saber mais, acesse a página da federação.
No Paraná, am parceria entre a FIEP e a prefeitura de Apucarana libera cotas gratuitas para o Programa Brasil Mais. São 250 cotas disponíveis a custo zero para empresas associadas aos sindicatos de Apucarana. Os detalhes estão no site da FIEP.
Indo para Santa Catarina, Índice de Atividade Econômica (IBC) catarinense de maio de 2021 apresentou crescimento de 14,03% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com abril deste ano, o crescimento foi de 0,91%, sendo a segunda variação positiva consecutiva. Os dados foram divulgados pelo Observatório FIESC. Mais informações, no site da FIESC.
Em São Paulo, Sensor marcou 52,5 pontos em junho e indicador Investimentos tem alta de 3,6 pontos. As Horas Trabalhadas na Produção da indústria paulista apresentaram alta de 1,4% na passagem de abril para maio, sem influências sazonais, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da FIESP. Todos os detalhes, estão neste link!