Compartilhar

CNI

Brasil leva prêmios em regionais de FRC em São Francisco e Nova Iorque

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 31 de março de 2022

Equipes do SESI de São Paulo disputam modalidade mais avançada da robótica e ganham reconhecimento por liderança, inspiração, trabalho em equipe e empreendedorismo


A equipe Niobio, de Campinas, competiu com outras 39 equipes em Long Island

A cada temporada, as equipes brasileiras conquistam mais espaço - e reconhecimento  - nos torneios internacionais da FIRST Robotics Competition (FRC). A modalidade é a mais avançada das competições de robótica da FIRST. Nela, alunos do ensino médio constroem e competem com robôs gigantes, de até 55 kg e 1,5 metro de altura.

•    FRC: saiba mais sobre a modalidade conhecida como a olimpíada de robôs

Na semana passada, aconteceram os regionais de São Francisco, na Califórnia, e de Long Island, em Nova Iorque, onde competiram 41 e 39 equipes, respectivamente, dos Estados Unidos, Índia, Turquia e Brasil. E os estudantes brasileiros fizeram bonito! 

De escolas do Serviço Social da Indústria (SESI), participaram a Nióbio 7566, de Campinas; a Megazord 7563, de Jundiaí; a Robonáticos 7565, da capital paulista; e a Octopus 7567, de Bauru. 

As três últimas foram premiadas, sendo que o técnico da Megazord, Rafael Mendes Capovila, levou um dos principais prêmios, o Woodie Flowers Finalist. Assim, ele irá concorrer a essa mesma categoria no mundial de Houston, que acontece entre os dias 20 e 23 de abril.

Confira a lista de prêmios das equipes brasileiras do SESI

Woodie Flowers Finalist Award

Orientador de educação digital no SESI e mentor da equipe Megazord, Rafael Capovila vai concorrer ao título mundial de melhor técnico, premiação chamada de Woodie Flores, por treinar e inspirar jovens utilizando habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). 

Rafael Capovila recebeu um dos principais prêmios e vai concorrer a melhor técnico no mundial de Houston

“É um prêmio muito importante para mim, meu time e minha comunidade. Ser reconhecido internacionalmente por fazer o que eu amo é extremamente gratificante e me motiva a continuar inspirando jovens e crianças ao redor do mundo a descobrirem seus próprios potenciais e a seguirem seus sonhos!”, declarou Rafael Capovila.


Dean's List

Também da Megazord, o integrante da equipe Bruno Zomignani Perciani venceu a categoria que reconhece valores como liderança e inovação durante a participação dos jovens na competição. 


“Estou feliz pelo reconhecimento por algo que amo tanto, e por representar meu país em um evento internacional desse nível. Agradeço minha família, amigos, parceiros do time de robótica Megazord e mentores por todo o apoio, sem eles, nada disso seria possível. E ao SESI e SENAI por me inspirarem e apoiarem nessa jornada, assim como incentivam outros milhares de alunos a seguirem seus sonhos”, disse Bruno Perciani.


Team Spirit Award

A Robonáticos, formada por alunos do SESI e SENAI de Ipiranga e do Brás, na capital paulista, foi reconhecida pelo trabalho em equipe. 
 

A Robonáticos, da cidade de São Paulo, foi reconhecida pelo espírito de equipe


“É um título que celebra o espírito da equipe, ou seja, a atitude e a originalidade, o entusiasmo em ajudar os demais times e interagir, as parcerias que construímos. Tudo isso aplicado tanto na competição como em tudo o que fazemos na escola, na comunidade”, explicou a aluna Rayssa Squerdo Besse, integrante do time vencedor.


Entrepreneurship Award

Já a equipe Octopus levou o prêmio que reconhece o empreendedorismo do time. Eles são avaliados por habilidades como planejamento e negócios.

Outras duas equipes premiadas em Orlando e na Turquia

E por falar no FIRST Championship de Houston, equipe brasileira veterana de FRC, a Under Control 1156, do colégio particular Marista Pio XII de Novo Hamburgo (RS), garantiu uma vaga no mundial ao vencer o Chairman's Award - prêmio principal do torneio - no regional de Orlando, na Flórida, que aconteceu na semana anterior aos de São Francisco e Long Island.

Eles se juntam às três equipes das modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC) que estarão no mundial.

Estudantes de uma escola pública de Gravataí competiram na Turquia

•    Estudantes brasileiros competem em mundial de robótica em Houston
E, para fechar a lista de prêmios, a The Brazilian Trail Blazers 1772, de uma escola pública de Gravataí (RS), levou o Innovation in Control Award no regional de Bosphorus, na Turquia. Tá bom ou quer mais?

Outras Notícias