Compartilhar

CNI

Brazilian Arbitration Day debate os rumos da arbitragem no Brasil

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 08 de junho de 2022

Evento promovido pela Câmara Internacional de Comércio (ICC) vai reunir representantes dos mais variados setores para debater o futuro da solução de conflitos fora do Poder Judiciário, conhecido como arbitragem


A ICC (Câmara de Comércio Internacional) e a Corte Internacional de Arbitragem da ICC realizam, nesta sexta-feira (10), a décima edição do ICC Brazilian Arbitration Day, um evento que vai discutir os rumos da arbitragem no Brasil, suas perspectivas e desafios. A ICC tem mais de 200 associados de setores que vão de TI e Telecom a perfumaria, financeiro, químico e outros e atua globalmente há mais de 100 anos no fortalecimento do comércio internacional.

Um dos destaques do evento será o painel “O que empresas e empresários esperam da arbitragem?”, com a participação de Gabriel Costa, da área de  Global Litigation da Shell, Ana Luísa F. Rovai Hieaux, diretora geral jurídica do Grupo Carrefour Brasil e Camilla Tedeschi de Toledo Tápias, vice-presidente da Área Regulatória da Telefônica Brasil. A moderação será com Andre Abbud, sócio da BMA Advogados. Será abordada a temática da arbitragem para os setores de Energia, Produtos de Consumo, Alimentos e Bebidas e Telecomunicações.

Destaque, ainda, para o debate que terá como mote “O que o estado empreendedor espera da arbitragem?”, que tratará de infraestrutura e modelos de empreendedorismo estatal e dos dilemas e possibilidades da estruturação do Estado na questão da arbitragem. Participam Gustavo Albuquerque, procurador-geral da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Paula Butti Cardoso, coordenadora do Núcleo Especializado em Arbitragem da Advocacia Geral da União e Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, advogado da Manesco. A mediação será de André Abbud.

Outro painel que promete chamar a atenção dos participantes é o que terá como tema “O Brasil no atual cenário internacional: fragmentação do mercado, multipolaridade e os desafios culturais para a resolução de controvérsias” e que vai tratar, por exemplo, das diferenças culturais entre países e seus impactos na resolução de disputas com foco, entre outras questões, na multiplicidade cultural dos países latinoamericanos no que diz respeito ao tema.

Participam Christopher Garman, diretor da Eurasia Group Americas, Yasmine Lahlou, sócia do Chaffetz Lindsey, de Nova York e Eduardo Silva Romero, presidente do ICC Institute of World Business Law e membro da Corte Internacional de Arbitragem da CCI, em Paris. A moderação é da advogada Nadia de Araújo.

O encontro contará, ainda, com a participação do Secretário Geral da Corte Internacional de Arbitragem da ICC (Paris), o grego Alexander Fessas. O evento será a partir das 8h30 no Hotel Unique, em São Paulo.

Outras Notícias