Entre as iniciativas que surgiram no encontro destacam-se: Indicadores de sustentabilidade para avaliar os governos municipais e estaduais; mudança curricular de docentes para sustentabilidade; rede para empregabilidade de pessoas que se preocupam com a sustentabilidade e disseminem a causa; incentivo para pesquisa em recursos renováveis e fontes limpas; programa de formatação de empreendedores colaborativos; criação de lei que incentive os fabricantes a se responsabilizarem pelo pós-consumo; sensibilização e investimento do corpo docente para repensar a formação do indivíduo; e implantação de sistema de gestão ambiental em todas as instituições públicas e privadas.
Ao final do encontro, foi criada a Rede Social do Movimento Global Fórum, que reunirá representantes de todos os setores para continuar as discussões e propor ações em prol da sustentabilidade. Os participantes foram convidados a se cadastrar e colaborar com iniciativas que vão ao encontro de suas áreas de interesse, criar suas próprias iniciativas e contribuir com um banco de informações com ações pela sustentabilidade.
Global Fórum Nordeste
Depois do Nordeste, será a vez dos Estados do Norte discutirem a sustentabilidade. Em maio, em data a ser confirmada, será realizado um encontro em Manaus (AM).
Os resultados de todos os encontros serão sistematizados e compartilhados no encontro BAWB – Global Fórum Mundial, que acontecerá em junho de 2009, em Cleveland, nos Estados Unidos. A idéia é promover, a partir de agora, uma chamada coletiva para que os participantes do Global Fórum e outras pessoas que desejem se agregar ao movimento se convertam em agentes de iniciativas concretas em favor da sustentabilidade.