Call for Action SP gera 18 iniciativas de ação concreta

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 24 de novembro de 2008

Dezoito iniciativas de ação concreta, que aliam educação, negócios e sustentabilidade, surgiram como resultado do Call for Action (Chamada para a Ação), encontro realizado nos últimos dias 20 e 21/11, em São Paulo. O encontro é um desdobramento do Global Fórum América Latina (GFAL), realizado em junho, em Curitiba. “O Call for Action superou as expectativas pela quantidade, qualidade e articulação das contribuições. O que mais chamou a atenção foi o engajamento dos participantes. Construímos um modelo de trabalho que enfatiza o coletivo. As partes interessadas saíram com um conjunto de ações que serão implementadas para a transformação da realidade”, afirmou o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures. O Global Fórum foi trazido ao Brasil pelo Sistema FIEP, com o apoio da comunidade empresarial e acadêmica, para discutir o papel da educação e dos negócios com foco na sustentabilidade.

Entre as iniciativas que surgiram no encontro destacam-se: Indicadores de sustentabilidade para avaliar os governos municipais e estaduais; mudança curricular de docentes para sustentabilidade; rede para empregabilidade de pessoas que se preocupam com a sustentabilidade e disseminem a causa; incentivo para pesquisa em recursos renováveis e fontes limpas; programa de formatação de empreendedores colaborativos; criação de lei que incentive os fabricantes a se responsabilizarem pelo pós-consumo; sensibilização e investimento do corpo docente para repensar a formação do indivíduo; e implantação de sistema de gestão ambiental em todas as instituições públicas e privadas.

Ao final do encontro, foi criada a Rede Social do Movimento Global Fórum, que reunirá representantes de todos os setores para continuar as discussões e propor ações em prol da sustentabilidade. Os participantes foram convidados a se cadastrar e colaborar com iniciativas que vão ao encontro de suas áreas de interesse, criar suas próprias iniciativas e contribuir com um banco de informações com ações pela sustentabilidade.

Global Fórum Nordeste

A Paraíba será o próximo Estado a dar continuidade ao Movimento Global Fórum América Latina. Depois de Curitiba e São Paulo, empresários, academia, setor público e sociedade civil de todos os Estados do Nordeste apresentarão propostas em prol de uma sociedade sustentável. O encontro será de 15 a 17 de abril de 2009, em João Pessoa, e reunirá cerca de 500 pessoas.

Depois do Nordeste, será a vez dos Estados do Norte discutirem a sustentabilidade. Em maio, em data a ser confirmada, será realizado um encontro em Manaus (AM).

Os resultados de todos os encontros serão sistematizados e compartilhados no encontro BAWB – Global Fórum Mundial, que acontecerá em junho de 2009, em Cleveland, nos Estados Unidos. A idéia é promover, a partir de agora, uma chamada coletiva para que os participantes do Global Fórum e outras pessoas que desejem se agregar ao movimento se convertam em agentes de iniciativas concretas em favor da sustentabilidade.

Informações adicionais sobre o Global Fórum Nordeste podem ser obtidas no site: www.globalforum.com.br