Ciência, Tecnologia, Arte e Educação têm tudo a ver com o Carnaval e o SESI Lab está aqui para provar! O museu 100% interativo estará de portas abertas durante os dias de folia, exceto na segunda-feira (20), que é o único dia que o espaço não funciona. Além das visitas guiadas que ocorrem diariamente, no sábado (18), a partir das 17h, o grupo percussivo Batalá será a atração musical no hall do primeiro pavimento.
O museu fica no Setor Cultural Sul, no antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. E sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e dispõe de uma ampla política de gratuidade. Os ingressos podem ser retirados na Sympla. Em todos os dias de visitação a entrada é permitida somente até uma hora antes do fechamento do museu.
Aos sábados e domingos são realizadas visitas educativas, às 10h30 e às 15h30, com a equipe de educadores do SESI Lab. As senhas para participar da visita são distribuídas 30 minutos antes de cada visita, no balcão de informações, localizado na entrada principal do museu.
O som feminino e ancestral dos tambores
O Batalá Brasília integra um movimento percussivo mundial nascido em Paris, em 1997, por iniciativa do músico e bailarino José Gilberto Gonçalves dos Santos, o Mestre Giba. Atualmente, com 43 formações espalhadas por diversos países e nove discos gravados, o Batalá caracteriza-se por ser um projeto autoral de percussão e dança que tem no samba reggae o fundamento rítmico e na promoção e divulgação da cultura afrobrasileira, o seu compromisso.
Em Brasília, o grupo atua no cenário cultural desde 2003, com o propósito de, aqui, a banda valorizar o protagonismo feminino. Hoje, são aproximadamente 100 integrantes que se encontram regularmente para atividades de formação musical e coreográfica e que se reciclam por meio de workshops no Brasil e em encontros mundiais.
Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação
O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, tornou-se oficialmente o reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.
O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais. O resultado é um complexo multiuso com experiências sensoriais e educativas a partir de um processo lúdico, divertido, estimulante, participativo, coletivo e democrático.