Compartilhar

Paraíba

Casa FIEPB recebe evento sobre os desafios geopolíticos e o potencial do setor de mineração

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 12 de março de 2025

Com palestra do general Marco Martin, programação foi realizada em João Pessoa e reuniu empresários do setor na Paraíba 


General Marco Martin, Rômulo Hamad e Manoel Cassiano em evento na Casa FIEPB

Compreender os desafios que impactam o setor de mineração no país e analisar quais são as estratégias mais adequadas para expandir o seu reconhecido potencial econômico no mercado. Foi com essa proposta que a Casa FIEPB recebeu, nesta terça-feira (11), em João Pessoa, uma palestra promovida em parceria com a Associação Comercial da Paraíba (ACPB) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). 

Ministrada pelo general Marco Martin, a palestra destacou o tema “A mineração e a nova ordem mundial: os grandes conflitos da era moderna”, enfatizando aspectos que são estratégicos para os empresários do setor. Representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, o diretor Rômulo Hamad pontuou a relevância estratégica das informações apresentadas durante a palestra.   

“Com sua expertise no setor de mineração, o general Marco Martin trouxe informações importantes sobre esse contexto geopolítico em que o Brasil está inserido e sobre as potencialidades que nós temos. Então, foi um momento importante para a Paraíba, de modo que possamos agregar essas informações e trazer soluções para as demandas do setor mineral, buscando desenvolver ainda mais o seu potencial”, explicou Rômulo Hamad. 

Por sua vez, a presidente da ACPB, Melca Farias, afirmou que “é uma honra para a Associação Comercial da Paraíba, junto com a FIEPB, proporcionar essa divulgação da ADESG no estado”. Ainda segundo a presidente, eventos como esse são fundamentais para o setor empresarial, uma vez que “dialogar faz parte da democracia”.   

Com vasta experiência em mineração, e também em gestão estratégica, segurança e defesa, o general Marco Martin enfatizou o nível elevado de maturidade do setor de mineração na Paraíba e o já conhecido potencial geológico do estado.  

“Destacamos a importância da mineração para o desenvolvimento brasileiro, ajudando a conectar não só o minerador, mas também investidores, empresários e pessoas interessadas na área. Além disso, também pontuamos as oportunidades, pois sabemos que a mineração hoje é muito ligada à questão internacional, e como podemos adentrar em um mercado dessa magnitude”, ressaltou o general. 

Também participaram do evento desta terça-feira o presidente do SINDCAFÉ/PB, Petrúcio Muniz; o presidente do SINDIPAN/PB, Romualdo Araújo; o empresário do setor de mineração, Manoel Cassiano; e o representante, na Paraíba, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, coronel Adelacir Nascimento. 


Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.