Ao ingressar no mercado internacional, muitas empresas aplicam estratégias baseadas no mercado interno, sem considerar características comportamentais, culturais e logísticas que são específicas ao mercado externo. Nesse sentido, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba promove, nos dias 26 e 27 de junho, através do Centro Internacional de Negócios, uma capacitação focada em marketing e planejamento de vendas para o mercado internacional. Com uma abordagem direta e prática, o curso tem como objetivo auxiliar os participantes a entenderem as peculiaridades do mercado internacional e a importância de preparar suas empresas de maneira adequada no que diz respeito às estratégias comerciais, baseadas em um planejamento de marketing alinhado e estruturado a partir dos objetivos da empresa.
Ministrado pelo especialista com mais de 20 anos de experiência em comércio exterior, gestão, planejamento e marketing estratégico, Luiz Roberto Oliveira, o curso abordará questões como a necessidade da empresa se adaptar às distintas realidades do mercado externo, os principais erros cometidos no processo de venda internacional, o marketing internacional e seus impactos nas vendas da empresa no exterior, estrutura básica de um plano de venda, entre outros assuntos. O curso busca mostrar a importância das estratégias comerciais, baseadas em um planejamento de marketing alinhado e estruturado a partir dos objetivos da empresa.
O CIN/PB desempenha um papel fundamental na internacionalização das empresas paraibanas, oferecendo uma variedade de serviços personalizados para estimular a cultura exportadora e reforçar a competitividade da indústria, bem como fortalecer o setor produtivo paraibano.
Texto/Colaboração | Igor Batista