Depois de tantos projetos, emoções e desafios, é hora de dizer tchau. A Cargo Connect se despede e dá passagem para a chegada da temporada 2022-2023, a FIRST Energize, a 11ª temporada operada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no Brasil.
Lançada oficialmente em 2 de agosto, em parceria com a empresa Qualcomm, a nova edição das competições da FIRST Robotics Competition será cheia de energia, como o próprio nome já diz. As equipes de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) terão a missão de reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias.
O tema aborda os desafios globais relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Organização das Nações Unidas (ONU), que busca "assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia", "aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global" e "dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética "acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia".
FIRST Energize é o tema geral da temporada, mas cada categoria recebe o seu nome específico:
- FLL – Super Powered
- FTC - Power Play
- FRC - Charged Up
Desafio de repensar e inovar o futuro da energia
Em vídeo publicado pela organização, a diretora da FIRST, Kim Wierman, mandou um recado exclusivo para os alunos e as equipes:
“Vocês vão explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Nesta temporada, vocês vão usar sua criatividade superpoderosa para trabalhar, para reimaginar e inovar para um futuro energético melhor desde a primeira descoberta legal até a exploração ao desafio”, conta Kim.
Ele reforça: que este é o momento de pensar sobre quais podem ser os usos futuros da energia e as incríveis possibilidades que ela pode desbloquear.
A analista de sênior de Responsabilidade Corporativa da Qualcomm, Chloe Callahan explicou que com o advento de tecnologias como o 5G será possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa, gerenciar melhor a eletricidade, reduzir o consumo de água e contribuir para o crescimento de empregos "verdes".
“Cada vez que abastecemos com um combustível, viramos uma chave, acionamos um interruptor ou pressionamos um botão para alguma coisa, estamos usando energia que nos é fornecida de muitas formas diferentes”, explica a analista sênior de Responsabilidade Corporativa da Qualcomm.
Sustentabilidade deve nortear projetos de inovação
“A gente fala na geração de energia e uma das formas mais tradicionais que a gente veio usando há tantos anos é a queima de produtos, de itens, de minérios, minerais, como o carvão, por exemplo, madeira… Eu acho que receber projetos com a pegada sustentável para a geração de energia é a coisa mais esperada”, projetou Marcos Antônio Sousa, coordenador do FIRST LEGO League Challenge pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
“Há expectativa também da gente encontrar projetos que solucionem problemas que a gente não tinha pensado ainda. Acho que vamos nos surpreender nesse sentido. A temporada vai desafiar os estudantes para que eles pensem realmente em alternativas muito sustentáveis e menos complexas possíveis, porque geralmente essas inovações tendem a ser caras.”, reforça Marcos.
Quando começa a nova temporada?
O calendário da FIRST prevê que as equipes possam se inscrever a partir de outubro e as competições devem começar já em novembro.
Mais detalhes sobre as especificidades de cada categoria e demais informações podem ser encontradas no portal oficial da Robótica do SESI.
O lançamento oficial da temporada no Brasil está marcado para o dia 13 de setembro, em evento que será transmitido ao vivo pelo YouTube do SESI Robótica. Mais informações serão publicadas em breve na Agência de Notícias da Indústria.