CNI

CNI recebe parlamentares para discutir agenda de inovação

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 01 de novembro de 2019

CNI sediará reunião que busca fortalecer a agenda da inovação

Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza a primeira reunião conjunta entre a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. Será na próxima terça-feira (5), das 12h às 14h30, na sede da CNI, em Brasília. O encontro terá a presença do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e de dezenas de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo.

Entre os nomes confirmados estão os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; do Senado, Davi Alcolumbre; da Frente Parlanentar, Izalci Lucas; e da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Vanderlan Cardoso. Também participarão da reunião o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa.

O objetivo do encontro entre empresários e representantes do poder público é fortalecer a agenda da inovação no Brasil. Representantes de diversas empresas, como Embraer, Hyundai, Totvs e Apple, confirmaram presença na reunião. Entre as prioridades da ação conjunta estão assegurar recursos contínuos e aprimorar legislações que favoreçam a agenda de ciência, tecnologia e inovação.

A MEI – A Mobilização Empresarial pela Inovação é coordenada pela CNI e conta com cerca de 300 das maiores empresas que atuam no país. É o principal fórum de interlocução entre o governo federal e a iniciativa privada.

Os líderes da MEI se reúnem a cada três meses em encontros com a presença de representantes do poder público e da academia, nos quais são discutidos caminhos para potencializar a inovação no setor empresarial brasileiro, e também são avaliadas as ações já em curso de estímulo à agenda no país.

Entre as iniciativas da MEI destacam-se diagnósticos e estudos, colaboração com políticas do governo, apoio para empresários inovarem e imersões para ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior em grupos que reúnem integrantes de empresas, governo, agências de fomento e universidades.

SOBRE A FRENTE PARLAMENTAR – Presidida pelo senador Izalci Lucas, a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação é constituída por 208 parlamentares, sendo 165 deputados e 43 senadores, e tem participação de instituições da área, entidades acadêmicas e de representantes do setor empresarial de diversos segmentos. A Frente tem como principal missão defender os interesses do país por meio de investimentos, promoção e discussão da ciência, tecnologia e inovação.

TRANSMISSÃO AO VIVO – A reunião será transmitida ao vivo pelas redes sociais da CNI, Twitter (@CNI_br) e Facebook (@cnibrasil), com a hashtag #TodosPelaInovação, a partir das 12h.