Foram mais de dois anos de obras de restauração do antigo Touring Club, no centro de Brasília, o projeto do SESI Lab, o mais novo museu interativo do país, instalado no coração da capital federal. Agora pronto para abrir as portas ao público, o espaço que congrega arte, ciência, cultura e tecnologia foi apresentado para representantes da indústria, autoridades do governo federal e do Distrito Federal, em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (29).
“Queremos motivar os nossos jovens, as nossas crianças, os adultos a inovar. A pensarem na cultura, na arte, na matemática como uma forma de aprendizado e de vida”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, recordando a primeira visita realizada, em 2019, ao Exploratorium, museu da cidade de San Francisco (EUA) que serviu de inspiração para o SESI Lab.
“Temos como objetivo no SESI e no SENAI formarmos as pessoas para a vida, para que possam sair para o mundo com uma formação completa”.
Quer saber mais sobre o que você encontra no SESI Lab? Clique aqui!
Para Tom Rockwell, diretor Criativo do Exploratorium destacou as semelhanças entre as experiências lúdicas e investigativas que promove com a proposta educativa do SESI. “Temos um DNA compartilhado entre as duas instituições. Hoje estamos celebrando o resultado dessa parceria. Quando o público chegar aqui, será o lançamento de um projeto que precisa evoluir para completar sua visão criativa e educativa. Conforme a filosofia educativa do SESI e do Exploratorium, temos de continuar sempre fazendo e inovando”, disse.
O diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, falou sobre os desafios de educação para o século 21, num modelo baseado na experiência, na ciência, na tecnologia, na arte e na matemática.
“Os aparatos e as experiências do SESI Lab que o Exploratorium nos auxiliou a desenvolver na parceria com SESI vão contribuir muito para transformar a educação no Brasil para o futuro."
Também participaram da solenidade o arquiteto Gustavo Penna, presidente do Conselho da Fundação Oscar Niemeyer e responsável pelo projeto de ressignificação do Touring Club, e vice-governador do DF, Paco Britto.
Assinatura de acordos de cooperação técnica
A solenidade também contou com a assinatura de dois acordos de cooperação técnica. No primeiro, assinado entre o SESI e o Conselho Internacional de Museus (ICOM), entidade que reúne mais de 40 mil membros de 141 países, tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências com os integrantes da entidade para a proposição de políticas públicas para a cultura.
O segundo acordo com de cooperação, celebrado com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) buscará promover a divulgação de inovações e de trabalhos científicos realizados por empresas e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação com o apoio da entidade.