Com aula inaugural, ministrada pelo professor do curso de Engenharia de Minas da UFCG, Antônio Pedro Sousa, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), através do Centro de Inovação e Tecnologia Mineral (CTMinerais) iniciou, na noite desta segunda-feira, em Campina Grande, o primeiro Curso Técnico em Mineração da Paraíba.
Além dos 20 alunos rigorosamente selecionado para integrarem a primeira turma do Curso Técnico em Mineração, aula inaugural contou com a presença de autoridades, empresários e representantes de instituições afins, a exemplo do vice-prefeito de Juzeirinho, Jonilton Fernandes, o empresário Minerador de Calcário, Jorge Arruda, o presidente do SINDIMINERAIS/PB, Manoel Gonçalves e o presidente do Sindicato de Engenheiros de Minas do Estado da Paraíba (ASSEMPB), entre outros.
O presidente do SINDIMINERAIS explica a importância do curso para o segmento mineral. “Este curso é muito importante para a Paraíba, porque vem atender uma atiga demanda da indústria da mineral no Estado, uma vez que mão de obra qualificada nesta área é muito difícil. E, a partir de agora, nós teremos a oportunidade de selecionar profissionais devidamente capacitados para o mercado, uma vez que o curso será ministrado por docentes bastante experientes que, por já trabalharem na indústria e também com pesquisas na exploração mineral. Portanto, a nossa expectativa é bastante positiva", afirmou.
O coordenador do CTMinerais, Newmark Hainer C. Carvalho, disse que o curso vem concretizar antigo projeto. "Este curso nos surpreende desde as inscrições, porque tivemos 174 inscritos dos quais, 20 foram selecionados passando por rigorosos critérios. A data de hoje é bastante significante porque representa a concretização de um projeto que há muito vinha sendo almejado pelo segmento mineral da região e que agora, com a presença marcante da FIEP, através do nosso presidente, Dr. Gadelha, incentivador desde o início deste projeto, com a criação do CTMinerais, vemos aqui a primeira turma que representa uma resposta positiva a demanda do setor mineral na Paraíba", revela.
O Curso Técnico em Mineração, que tem por objetivo atender a demanda para lavras em minerais (cuidar do ambiente em mineração), terá carga horária de 1.300h/aula, ministradas em três períodos. Os professores de Administração, Eng. de Minas, Eng. Mecânicos, Eng. Químicos, Eng. Segurança no Trabalho, ministrarão as aulas no expediente da noite, entre às 18h e 22h, de segunda à sexta-feira.
Para o presidente do Sindicato de Engenheiros de Minas do Estado da Paraíba, o curso Técnico em Mineração chega para fortalecer o mercado. "Nossa expectativa é das melhores porque temos de fato aberta no mercado, uma grande lacuna por bons técnicos e a iniciativa privada, através do CTMinerais, está agora fazendo a sua parte para preencher esta lacuna. Isso também representa a valorização do nosso mercado que concorre diariamente com outros estados e que sem sombra de dúvida, necessita de ser, cada vez mais, fortalecido", afirma.
Inaugurado em novembro do ano passado, o CTMinerais tem por missão contribuir para o fortalecimento do setor produtivo mineral, proporcionando mecanismos e sistemas de apoio à competitividade para o desenvolvimento pleno e sustentável, incentivando a capacitação para o trabalho. O curso Técnico em Mineração é apenas uma das ações que vêm sendo implantadas em prol ao segmento mineral.
Ao final da aula inaugural, todos os alunos foram contemplados com um kit contendo material e maiores informações relacionadas ao curso, a exemplo de ementa, programação, entre outros.