Compartilhar

Começa no CTMinerais Curso Técnico em Mineração

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 19 de julho de 2011

Com aula inaugural, ministrada pelo professor do curso de Engenharia de Minas da UFCG, Antônio Pedro

Com aula inaugural, ministrada pelo professor do curso de Engenharia de Minas da UFCG, Antônio Pedro Sousa, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), através do Centro de Inovação e Tecnologia Mineral (CTMinerais) iniciou, na noite desta segunda-feira, em Campina Grande, o primeiro Curso Técnico em Mineração da Paraíba. 

Além dos 20 alunos rigorosamente selecionado para integrarem a primeira turma do Curso Técnico em Mineração, aula inaugural contou com a presença de autoridades, empresários e representantes de instituições afins, a exemplo do vice-prefeito de Juzeirinho, Jonilton Fernandes, o empresário Minerador de Calcário, Jorge Arruda, o presidente do SINDIMINERAIS/PB, Manoel Gonçalves e o presidente do Sindicato de Engenheiros de Minas do Estado da Paraíba (ASSEMPB), entre outros.

O presidente do SINDIMINERAIS explica a importância do curso para o segmento mineral. “Este curso é muito importante para a Paraíba, porque vem atender uma atiga demanda da indústria da mineral no Estado, uma vez que mão de obra qualificada nesta área é muito difícil. E, a partir de agora, nós teremos a oportunidade de selecionar profissionais devidamente capacitados para o mercado, uma vez que o curso será ministrado por docentes bastante experientes que, por já trabalharem na indústria e também com pesquisas na exploração mineral. Portanto, a nossa expectativa é bastante positiva", afirmou. 

O coordenador do CTMinerais, Newmark Hainer C. Carvalho, disse que o curso vem concretizar antigo projeto. "Este curso nos surpreende desde as inscrições, porque tivemos 174 inscritos dos quais, 20 foram selecionados passando por rigorosos critérios. A data de hoje é bastante significante porque representa a concretização de um projeto que há muito vinha sendo almejado pelo segmento mineral da região e que agora, com a presença marcante da FIEP, através do nosso presidente, Dr. Gadelha, incentivador desde o início deste projeto, com a criação do CTMinerais, vemos aqui a primeira turma que representa uma resposta positiva a demanda do setor mineral na Paraíba", revela. 

O Curso Técnico em Mineração, que tem por objetivo atender a demanda para lavras em minerais (cuidar do ambiente em mineração), terá carga horária de 1.300h/aula, ministradas em três períodos. Os professores de Administração, Eng. de Minas, Eng. Mecânicos, Eng. Químicos, Eng. Segurança no Trabalho, ministrarão as aulas no expediente da noite, entre às 18h e 22h, de segunda à sexta-feira.     

Para o presidente do Sindicato de Engenheiros de Minas do Estado da Paraíba, o curso Técnico em Mineração chega para fortalecer o mercado. "Nossa expectativa é das melhores porque temos de fato aberta no mercado, uma grande lacuna por bons técnicos e a iniciativa privada, através do CTMinerais, está agora fazendo a sua parte para preencher esta lacuna. Isso também representa a valorização do nosso mercado que concorre diariamente com outros estados e que sem sombra de dúvida, necessita de ser, cada vez mais, fortalecido", afirma.

Inaugurado em novembro do ano passado, o CTMinerais tem por missão contribuir para o fortalecimento do setor produtivo mineral, proporcionando mecanismos e sistemas de apoio à competitividade para o desenvolvimento pleno e sustentável, incentivando a capacitação para o trabalho. O curso Técnico em Mineração é apenas uma das ações que vêm sendo implantadas em prol ao segmento mineral.

Ao final da aula inaugural, todos os alunos foram contemplados com um kit contendo material e maiores informações relacionadas ao curso, a exemplo de ementa, programação, entre outros.

 

Outras Notícias