A tecnologia evoluiu exponencialmente nos últimos anos e a transformação digital ganhou força. Com a pandemia Covid-19, todo esse processo foi ainda mais intensificado de 2019 para cá. Ficou clara a importância da tecnologia como uma aliada à sustentabilidade dos negócios.
Bancos de dados, por exemplo, estão entre as tecnologias utilizadas para encontrar soluções e criar estratégias. Com as informações coletadas dos funcionários, as empresas podem compreender o que os torna mais produtivos e felizes no ambiente de trabalho. Esse método de análise é conhecido como People Analytics.
Dito de outra forma, é o reconhecimento de que os colaboradores são o recurso mais valioso de uma empresa.
Funciona assim: a empresa coleta dados de diversas fontes, como redes sociais, avaliações de usuários, tendências de vendas e de marketing, entre outras. Esses dados são organizados e apresentados por um cientista de dados ou, em alguns casos, um software de gestão, de tal forma que seja possível reconhecer as razões para o problema em questão, seja ele a baixa produtividade, fraude, queda na satisfação dos clientes, entre outros.
A consultora de recursos humanos Andrea Krug e o cientista de dados Gabriel Pinto afirmam que esse método é fundamental para as empresas encontrarem e manterem os talentos no quadro de funcionários.
“Em tempos de concorrências inimagináveis e não lineares, encontrar, gerenciar e manter os melhores talentos é a chave para o futuro de qualquer organização que deseje se manter competitiva no jogo”, explicam os especialistas no artigo Desafios do People Analytics.
Juntos, os dois vão apresentar o webinar Desmistificando o People Analytics, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no YouTube. O evento gratuito acontece nesta quarta-feira (23), às 17h.
Andrea e Gabriel são sócios do laboratório de ciência de dados para o mercado de trabalho, Delorean, e vão apresentar o conceito, a importância e os benefícios que as empresas terão com o uso da análise de dados no setor de RH.
Conheça outros temas: Economia, Economia Circular, Propriedade Intelectual, Licenciamento ambiental, Novo Ensino Médio, Reforma Tributária, Retomada do Crescimento