CNI

Compem dá as boas-vindas ao novo presidente e recebe secretário-executivo do MEMP

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 27 de novembro de 2023

Representante do Ministério do Empreendedorismo conversou com empresários e tirou dúvidas sobre temas em prol das MPEs industriais na 5ª Reunião Ordinária de 2023

O encontro foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual) e contou com a presença de representantes das federações estaduais e das associações industriais

O Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), está sob nova direção e será presidido pelo empresário e atual presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz. Nessa segunda-feira (27), foi realizada a 5ª Reunião Ordinária do Conselho, em Brasília (DF), na qual Serquiz teve a oportunidade de se apresentar, conhecer os integrantes do Compem, além de receber o secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Renato Ferreira, também recém-empossado do cargo.

“Esse conselho tem força consultiva para fornecer informações das indústrias de micro e pequeno porte e pautar decisões do governo. A palavra que devemos manter como um dos pilares do Compem é cumplicidade, para buscar a desburocratização e resolução dos temas que afetam as MPEs industriais. O secretário sai daqui pautado e bem-informado sobre as demandas que temos, além de poder contar com nosso apoio para avançar em todas elas”, reforçou Serquiz. O mandato dele deve durar até 2027.

Roberto Serquiz (a direita, de gravata verde) assume a presidência do Compem até 2027

Para Renato, o Brasil está em uma boa conjuntura e o governo tem motivos para estar otimista. “Existe um alinhamento no cenário atual brasileiro com a presidência do B20 [braço empresarial do G20], o comando do G20, a COP30 que será realizada no nosso país daqui dois anos, entre outros pontos. Ciente disso, temos que tomar três atitudes para desenvolver as micro e pequenas empresas que são, primeiro: confiar e não esquecer do potencial dos empresários brasileiros; segundo: sermos pragmáticos com os assuntos do setor e focarmos no que é possível ser feito de acordo com o nível de maturidade dos projetos e temas; e por último: manter esse diálogo com os empresários por meio de instituições como a CNI”, destacou Ferreira.

Durante o evento, o secretário-executivo do MEMP conversou com os empresários industriais e tirou dúvidas sobre o impacto da Reforma Tributária para as pequenas indústrias, além de abordar questões relacionadas ao Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (FGI PEAC), ao Marco Legal do Reempreendedorismo e o retorno de arranjos produtivos, entre outros assuntos.

Renato Ferreira (de gravata amarela) foi nomeado como secretário-executivo do MEMP

O encontro foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual). Participaram da reunião representantes das Federações das Indústrias do Estados do Rio Grande do Norte (FIERN), de São Paulo (FIESP), do Acre (FIEAC), de Roraima (FIER), do Distrito Federal (FIBRA), do Rio de Janeiro (FIRJAN), do Amazonas (FIEAM), de Minas Gerais (FIEMG), de Alagoas (FIEA), de Pernambuco (FIEPE), do Mato Grosso (FIEMT), da Bahia (FIEB), de Santa Catarina (FIESC), do Maranhão (FIEMA), do Espírito Santo (FINDES), do Paraná (FIEPR), do Piauí (FIEPI), de Rondônia (FIERO), do Mato Grosso do Sul (FIEMS), do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Tocantins (FIETO), da Paraíba (FIEPB), do Pará (FIEPA), do Ceará (FIEC) e de Goiás (FIEG).

Também estiveram presentes as associações das indústrias da cerveja (CervBrasil), do café (ABIC), de rochas ornamentais (AbiRochas), de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (Abihpec), de máquinas (Abimaq), de alimentos congelados, supercongelados (Abregel), de panificação e confeitaria (ABIP), além da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).

Sobre o Compem

O Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem) é um dos órgãos consultivos da CNI. Formado por 30 representantes de Federações de Indústrias e de Associações Nacionais Setoriais, o time se reúne periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as decisões da diretoria e as ações da Confederação na defesa de interesses da indústria brasileira.

Este conselho, especificamente, promove o debate e formula propostas de políticas de incentivo à expansão dos pequenos empreendimentos. O órgão também faz estudos e propõe estratégias para ajudar as micro e pequenas empresas a investirem em inovação tecnológica, capacitação empresarial e acesso ao mercado internacional.