CNI

Confiança do empresário aumenta em 29 dos 30 setores pesquisados pela CNI

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 24 de junho de 2020

Pesquisa mostra melhora nas expectativas dos industriais

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cresceu em 29 dos 30 setores industriais pesquisados. De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24), o resultado é reflexo de uma melhora generalizada das expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses. No entanto, na grande maioria dos setores (28), o indicador permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo. O ICEI varia de 0 a 100.

A indústria extrativa ultrapassou os 50 pontos, indicando uma transição de pessimismo para otimismo em junho. Na indústria de transformação, apenas o setor de Farmoquímicos e Farmacêuticos retomou a confiança neste mês. Esse avanço representa uma melhora positiva se comparado com o mês anterior, quando o ICEI estava abaixo de 50 pontos para todos os cortes setoriais, geográficos e de portes de empresa.

“Os empresários continuam cautelosos e ainda é cedo para se esperar uma volta do investimento, mas já se percebe que o pior da crise passou e as expectativas são de retomada das atividades ”, diz o gerente-executivo de Economia, Renato da Fonseca.

Além do setor de Farmoquímicos e Farmacêuticos, podemos destacar positivamente, os setores de Biocombustíveis (com ICEI de 48,6 pontos), Produtos de Madeira (48,2 pontos), Outros equipamentos de transporte (47,9 pontos) e Produtos alimentícios (47,3 pontos), cujo indicadores refletem a menor falta de confiança entre os setores da indústria de transformação. O pessimismo é maior entre os empresários dos setores Couros e artefatos de couro (31,7 pontos), Vestuário e acessórios (34,4 pontos) e Calçados (35,5 pontos).

Confiança cresce mais no Sul do Brasil

A melhora da confiança ocorreu em todas as regiões, mas em nenhum o ICEI alcançou a linha de 50 pontos, o que mostraria retomada da confiança. O ICEI é maior nas regiões Norte e Centro-Oeste, com índices de 47,9 e 47,6 pontos, respectivamente.

Veja os detalhes da pesquisa

Acesse a íntegra do Índice de Confiança do Empresário Industrial na página de Estatísticas da CNI