CNI

Conheça 5 competências da Informática que estão em alta até 2025

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 15 de agosto de 2024

Neste Dia da Informática (15), o Geração SESI SENAI selecionou cinco cursos do Futuro.Digital que se alinham com as tendências futuras. Todas as graduações estão disponíveis na plataforma Futuro.Digital

O Dia da Informática, comemorado em 15 de agosto, homenageia este campo do conhecimento que contribuiu com diferentes avanços, benefícios e facilidades para a sociedade de maneira geral. De acordo com uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 84% dos brasileiros com 10 anos ou mais já se conectaram à internet. Ou seja, a tecnologia e a conectividade estão totalmente presentes no cotidiano de todas as regiões do país.

A 34ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas também revelou que existem aproximadamente 215 milhões de computadores, notebooks ou tablets em uso no Brasil, o que equivale a praticamente um dispositivo por habitante.

Por outro lado, a busca por profissionais de TI cresce ainda mais. Em 2023, o programa Google for Startups divulgou que o país terá déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. Outra instituição, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM), aponta que a tendência deste mercado é a contratação de 70 mil profissionais por ano.

Pensando nisso, o Geração SESI SENAI selecionou cinco cursos da área da informática que se alinham com as tendências futuras. Todas as graduações estão disponíveis na plataforma Futuro.Digital.

Introdução à Internet das Coisas

O conceito de Internet das coisas (IoT) envolve a conexão entre objetos do cotidiano com a Internet e isso está totalmente associado com as próximas tendências. Durante o curso, os estudantes poderão aprender sobre o que esperar para o futuro da IoT, como ela se relaciona com a segurança, sobre o fator da privacidade, entre outros temas importantes. Ele é voltado para profissionais da área da Segurança da Informação, Ciência de Dados, Arquitetura de Rede, entre outras.

Segurança Cibernética Aplicada à Indústria 4.0

De acordo com o relatório ‘2022 Official Cybercrime Report’, o Brasil é o segundo país no mundo com mais registros de ataques cibernéticos com 103,1 bilhões de tentativas. Em um mundo e em uma indústria cada vez mais conectados, a segurança é essencial. Na graduação será possível aprender a identificar ameaças e a processar soluções práticas de segurança cibernética no ambiente industrial. O público-alvo são os profissionais da área de Gestão de TI, Segurança da Informação, entre outras.

Introdução à Lógica de Programação para Jogos Digitais

O mercado dos games também está ganhando bastante foco e o seu potencial de crescimento é enorme. Por trás da indústria bilionária dos jogos, existem profissionais capacitados na programação e desenvolvimento. Durante o curso, o aluno aprenderá sobre a estrutura básica de um jogo, desenvolvimento de jogos digitais, animações, colisões, entre outros temas. O público-alvo é justamente profissionais de Informática que desejam seguir carreira na área de jogos digitais.

Banco de Dados

A análise e armazenamento de dados também são fatores primordiais em uma sociedade recheada de algoritmos e sistemas. Na graduação, será possível aprender sobre Fundamentos e Tópicos Avançados de TI, Segurança e Proteção de Dados e sobre Análise de Dados e Big Data. Com a formação na Graduação Tecnológica em Banco de Dados, os estudantes estarão na linha de frente da inovação tecnológica, pronto para enfrentar os desafios do mundo digital com competência e confiança. A graduação é voltada para a área de Ciência de Dados, Gestão de TI, entre outras.

Machine Learning

O machine learning (ML) é um ramo da inteligência artificial (IA) que se concentra na construção de sistemas que aprendem, ou melhoram o desempenho, com base nos dados que consomem. Ou seja, uma tecnologia que está totalmente em foco atualmente e possui um potencial enorme para a indústria. No curso, será possível aprender sobre os principais conceitos de ML, desenvolver e implementar diversas Redes Neurais, entre outros temas. O curso vai incrementar o currículo de profissionais de TI da área da Computação, Engenharia de Software, Programador Web, Desenvolvedor Mobile, entre outras.

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração