Compartilhar

CNI

Conheça mitos e verdades sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 05 de dezembro de 2024

EPT é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade de preparar para o exercício de profissões


A educação profissional e tecnológica (EPT) se torna cada vez mais importante para a indústria brasileira. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, serão criadas no Brasil 497 mil novas vagas formais na indústria até 2025, sendo 272 mil no nível de qualificação, 136 mil vagas no profissional e 90 mil no superior.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), surge como um importante aliado para o setor, já que segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do SENAI 2021-2023, aproximadamente 85% os ex-alunos de cursos profissionais de nível médio da entidade estão empregados. Para esclarecer ainda mais sobre a importância do tema, o Geração SESI SENAI reuniu os principais mitos e verdades sobre a educação profissional. Confira:

"O ensino técnico é inferior ao ensino superior"
Mito! O ensino técnico e o superior têm propósitos diferentes. O técnico é voltado para uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, enquanto o superior tem um foco mais teórico e acadêmico. Ambos são fundamentais e podem se complementar.

"É uma alternativa rápida para ingressar no mercado de trabalho"
Verdade! Cursos técnicos têm duração menor (1 a 3 anos) e são focados em preparar o aluno para funções específicas.

"É apenas para quem não consegue fazer faculdade"
Mito! Muitas pessoas optam pelo ensino técnico como estratégia para iniciar uma carreira cedo, adquirir experiência e até financiar uma futura graduação.

"Ensino técnico pode ter salários competitivos"
Verdade! Profissionais técnicos em áreas como tecnologia, saúde e indústria, frequentemente têm salários iniciais iguais ou superiores aos de algumas profissões de nível superior.  

"Não há mercado de trabalho para quem faz curso técnico"
Mito! Diversos setores, como tecnologia, saúde, indústria e serviços, têm alta demanda por profissionais técnicos. Muitas vezes, técnicos encontram emprego mais rápido do que os graduados.

"O técnico é valorizado em setores estratégicos"
Verdade! Indústrias como a automotiva, construção civil e TI dependem fortemente de técnicos qualificados.

"Cursos técnicos são fáceis e não exigem dedicação"
Mito! Embora sejam mais curtos que cursos superiores, os cursos técnicos possuem currículos exigentes e focados na prática, o que requer comprometimento.  

"Há apoio de grandes instituições no Brasil"
Verdade! Instituições como SENAI, SENAC, e os Institutos Federais são referências no ensino técnico e oferecem cursos reconhecidos pela qualidade.

"O ensino técnico não permite seguir estudando depois"
Mito! Quem faz um curso técnico pode continuar sua formação, ingressando em faculdades ou cursos de especialização. Algumas áreas permitem aproveitar os conhecimentos adquiridos no técnico.  

 "Cursos técnicos integram teoria e prática"
Verdade! O ensino técnico prioriza a aplicação prática do conhecimento, com laboratórios e estágios.

"O ensino técnico pode abrir portas para empreender"
Verdade! Cursos técnicos ensinam habilidades que podem ser usadas para abrir um negócio, como em áreas de culinária, estética ou tecnologia.

Ofertas no Futuro.Digital

Ficou interessado em realizar um curso técnico? Na plataforma Futuro.Digital têm várias opções disponíveis. Também é possível se cadastrar e escolher o curso de interesse para ser avisado quando novas turmas abrirem. Além disso, a plataforma também conta com cursos profissionalizantes, graduações, pós-graduações e certificações. Acesse o site oficial e saiba mais!

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

Outras Notícias