Compartilhar

Tecnologia e Inovação

Conheça os vencedores da edição especial do FIRST Tech Challenge: equipe da Paraíba vence na categoria 'Campeões da Arena'

Por Coordenação de Comunicação e Imprensa CNI - Publicado 11 de março de 2022

Na edição especial, realizada durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, estudantes de 12 times da modalidade FTC competiram por prêmios em um dos maiores eventos do gênero da América Latina. A equipe Legonautas, da Paraíba, foi uma das campeãs da competição.


Aliança vencedora Legonautas e Geartech Canaa são campeões da FTC - edição especial do Congresso de Inovação.

Nos dias 9 e 10 de março, aconteceu, em São Paulo, durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, um evento pré-Festival SESI de Robótica. Ao todo, 36 estudantes de 9 estados do país participaram das competições. A edição especial faz parte da categoria FIRST Tech Challenge (FTC), em que os times projetam, constroem, programam e pilotam um robô de até 19 kg. 

As esquipes de FTC são formadas por até 15 estudantes e dois técnicos, mas, na edição do Congresso, estavam presentes três competidores e um técnico de cada time. Além disso, os prêmios das competições foram divididos em duas categorias:  

  1. Desafio da Inovação: as equipes competem individualmente em partidas de 1 minuto, em que os robôs precisam fazer o maior número de pontos entregando as cargas nos locais corretos. Duas equipes levam o prêmio, a finalista e a campeã;
  2. Campeões de Arena: os robôs também precisam demonstrar habilidade, mas, nesse caso, duas equipes competem juntas, em aliança, o que requer estratégia e cooperação para que as ações na arena sejam complementares. Serão premiadas as duas equipes da aliança finalista e as duas equipes vencedoras.

Para o Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól,  o objetivo de trazer a competição ao Congresso de Inovação era, principalmente, divulgar o novo processo de formação profissional para os empresários.


“O objetivo é mostrar como se forma novo capital humano, com habilidade técnica importante, mas também com percepção de mundo relevante. Além de profissionais que conseguem construir coisas a partir de problemas definidos. Ou seja, o profissional do futuro”, explica o diretor. 


Confira os grandes campeões do Desafio de Inovação! 

Campeão do Desafio de Inovação 

  • Xmachine (BA) - A equipe criada em 2019 é formada por 13 integrantes, os nomes que participaram do Congresso foram: Antônio Miguel Souza, João Vitor Campos, Lara Alves. As empresas patrocinadoras são: Super Frios, Souza – Consultoria e Marketing em Saúde, Mercearia Recife.

Finalista do Desafio de Inovação 

  • Rev Atom (PE) - A equipe foi criada em 2018 e é formado por 6 integrantes. Os alunos que representaram no Congresso foram José Antônio Alves, André Silva Lira, Vinicius Junior Silva Batista. As empresas patrocinadoras são: Tratorterra e Os Caras de Pau do Vestibular.

Conheça os vencedores da categoria Campeões de Arena! 

Aliança Campeã 

  • Legonautas (PB) - A equipe criada em 2014 para participar da FLL é formada por 15 integrantes, dos quais trâs representaram no Congresso, que foram Francisco Makson Araújo Gomes, Ricardo Daniel Conserva de Oliveira e Ricardo Rômulo de Q. F. Filho. As empresas patrocinadoras são: Indústria de Fardamentos Vice & Versa, J & K Emplacamentos e TV Sol;
  • Geartech Canaã (GO) - A equipe criada em 2018 tem o time composto por 12 integrantes, os representantes do Congresso foram Gabriel Craveiro de Oliveira Garcia, João Henrique Cardoso de Sousa e Miguel de Souza Ramos. As empresas patrocinadoras são: SESI/SENAI, Fanta, John Deere, STEMOS e Rev Robotics. 
    Aliança Finalista;
  • BrainMachine (GO) - A equipe criada em 2019 é formado por 10 integrantes, dos quais três foram representantes no Congresso, que são Letícia Marinho, Karllos Adriano, Yuri Silvério. As empresas patrocinadoras são: Mitsubishi, John deere, CMOC, Suzuki, HPE e EuroChem Fertilizantes Tocantins;
  • Starbots (MG) - A equipe foi criada em 2015, é composta por 14 integrantes e os alunos que foram para o Congresso são Ana Laura Freitas Saraiva, Isadora Sebe Muzzi, Arthur Resende Coura. As empresas patrocinadoras são: ISIS Laticínios, Mundo Doce, FAFIC e Phaser Studio 3D. 
     

A robótica está ON! 

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica reúne competições da FIRST LEGO League Challenge (FLL)FIRST TECH Challenge (FTC)FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. Os estudantes, de 9 a 19 anos, precisam usar temas diversos como engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico.  

A robótica é um momento de grande aprendizagem para os estudantes do ensino fundamental e médio. Paulo Mól reforça que estar dentro da robótica é estar dentro de um processo educacional muito maior do que as competições.  


“A robótica resulta na formação não só de profissionais, mas também de cidadãos. Quando você fala de STEAM, das áreas de ciência, tecnologia, artes e matemática, a robótica é um instrumento poderoso. Dentro de um ambiente lúdico, eles conseguem se debruçar sobre problemas reais, criar soluções e com a mão na massa”, ressalva o diretor.   


As competições regionais estão a todo vapor!  

Mão na massa e robótica no coração! As inscrições para as competições FIRST Tech Challenge (FTC) foram até 31 de janeiro de 2022. Agora, as equipes se preparam para competir nas competições regionais que acontecem nas próximas semanas! Para conferir todos os resultados, acompanhe os updates na Agência de Notícias da Indústria e, para saber mais sobre o universo da robótica, acesso o portal do Torneio de Robótica.   

Campeões do FTC! Conheça as equipes vencedoras no 9º Congresso de Inovação

Outras Notícias