Através do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, realizou nesta quarta-feira, dia 21/11, em Campina Grande, um encontro com contadores e empresários para discutir o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas do eSocial.
O evento foi aberto pelo 1º vice-presidente da FIEP, Magno César Rossi, que falou sobre o apoio da Federação para que as empresas consigam implantar o Sistema do Governo Federal sem dificuldades. “Continuamos com o trabalho de cada vez mais intensificar as ações no sentido de fortalecer o conhecimento nas empresas, como também entre os contadores e profissionais ligados à parte Previdenciária, Fiscal e Trabalhista nas Empresas. Hoje estamos tratando sobre a escrituração Fiscal do eSocial, e debateremos com os contadores e empresários em relação as dúvidas que eles possuem, sobre o Sistema”, enfatizou.
De acordo com Magno Rossi, o objetivo do Encontro foi apresentar as novidades do eSocial, para evitar que ocorram falhas na implantação do eSocial, e também divulgar o SESI Viva +, uma plataforma digital que o SESI lançou que vai facilitar a atuação dos profissionais da área de medicina e segurança do trabalho, e que tem uma interligação com o Sistema Digital eSocial na transferência das informações.
Durante o encontro, a supervisora de Promoção da Saúde, do SESI Paraíba, Christiane Batista, apresentou para os participantes do encontro, as funcionalidades do SESI Viva+.
A programação contou também com a participação do Consultor da CNI, Niveson da Costa Garcia, que é especialista em Controladoria, e Membro do Grupo de Trabalho de revisão e Atualização do Código de Ética no Conselho Federal de Contabilidade.
Niveson falou sobre as mudanças que o eSocial vai trazer para as empresas, em relação a gestão das informações. “ Atualmente, as empresas têm informações e guardam, mas a partir do eSocialelas terão que compartilhar todas essas informações com os órgãos de fiscalização. Essas entidades, hoje, têm apenas um resumo ou acesso total quando promovem uma fiscalização. Com o eSocial passarão a ter esse acesso de forma imediata e online”, explicou o consultor da CNI.
Durante a encontro, Niveson falou sobre o papel do contador nesse processo de migração para o novo Sistema. “O papel do contador é primeiro conscientizar a administração da empresa, da responsabilidade, dos requisitos que elas nunca se preocuparam em decidir. “Na pequena e média empresa, o contador tem que convencer, orientar e executar para entregar com a melhor qualidade possível. Nas grandes empresas, o contador vem desde 2007 entrando nessa série de sistemas e aprendendo. A função do contador é trazer essa experiência com outros sistemas e trazer para o eSocial”, falou.
O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI.