De acordo com o no novo decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira, dia 10 de março, no qual determina medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na Paraíba, apenas o setor da Construção Civil deverá cumprir o funcionamento diferenciado no horário entre às 07 horas e às 16 horas, observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor. Os demais setores industriais não tiveram seus horários de funcionamento alterados no decreto.
Em ofício encaminhado à Procuradoria Geral do Estado da Paraíba, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, e o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindálcool-PB) indagaram sobre a abertura das empresas nos dias 13,14, 20 e 21 de março.
Em resposta, o Procurador Geral do Estado, Fábio Andrade de Medeiros, explicou que o decreto “não regulou horário ou dias diferenciados para a indústria, que, ademais, permaneceu com o seu funcionamento inalterado em todos os decretos que estabeleceram medidas restritivas em decorrência da covid-19”. No mesmo documento o procurador salienta que os estabelecimentos pertencentes à indústria poderão funcionar nos dias 13, 14, 20 e 21, desde que observado o “cumprimento pleno e irrestrito de todas as recomendações de prevenção e controle para o enfrentamento da COVID-19 expedidas pelas autoridades sanitárias competentes, bem como bem como todas as determinações e recomendações veiculadas nos decretos estaduais”.
Desde que a pandemia do Coronavírus foi anunciada no país, a FIEP tem assumido importante papel de responsabilidade social e econômica, no sentido de contribuir para o controle da pandemia junto às indústrias e a sociedade em geral. Esta semana, a federação e as demais que fazem parte do Sistema (SESI, SENAI e IEL), lançaram em suas redes sociais e canais de comunicação, uma campanha de conscientização pelo uso de máscaras e protocolos necessários para conter o contágio da doença.
Leia na íntegra o documento da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba. Clique Aqui.