Como gestores devem preparar suas equipes para a retomada segura das atividades em tempos de pandemia? Quais são os principais desafios para líderes e trabalhadores no retorno ao trabalho presencial? Essas e outras perguntas serão respondidas no curso virtual gratuito do Serviço Social da Indústria (SESI) para gestores e trabalhadores.
Os participantes receberão certificado e os interessados devem enviar mensagem para [email protected], informando nome, CPF, razão social e nome da empresa, e-mail e telefone.
A capacitação, baseada no Protocolo SESI de retomada das atividades produtivas em tempos de covid-19, orienta os profissionais a construir e executar planos de retomada das atividades produtivas de acordo com as normas e orientações de órgãos públicos nacionais e internacionais. Com duração de quatro horas, o curso aborda desde medidas de prevenção, monitoramento e até a condução de casos suspeitos ou confirmados da doença.
“Os participantes terão a oportunidade de identificar diversas abordagens para enfrentamento da pandemia dentro do ambiente de trabalho que os ajudarão a selecionar as medidas que serão mais efetivas para sua realidade”, destaca o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda.
Segundo ele, embora mais voltado para a gestão da saúde e segurança no trabalho, o conteúdo também pode ser bem útil a trabalhadores. “O curso permite que os profissionais tenham mais consciência sobre a importância da adoção de novas rotinas para retomada segura do trabalho”, destaca.
As medidas adotadas pelas empresas neste momento devem se manter mesmo depois da pandemia. Pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, mostra que para 96% dos gestores as medidas de segurança contra o coronavírus desenvolvidas pelas empresas são importantes. Entre as medidas mais adotadas pelas indústrias estão esforços adicionais de limpeza e higienização do ambiente de trabalho (96%), campanhas de saúde e prevenção (81%) e liberação de funcionários de grupo de risco (73%).
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.