Indústria Tecnologia e Inovação

Desenho Mecânico CAD: entenda o que é e qual sua importância para o setor industrial

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 25 de março de 2022

Esta semana está sendo realizada a Seletiva WorldSkills nesta ocupação, onde os competidores precisam desenvolver peças para a impressão e realizar a montagem de um sistema de máquinas.

Durante esta semana, o Centro de Formação Profissional do SENAI Stênio Lopes, na Prata, em Campina Grande, sediou a seletiva da WorldSkills na ocupação de “Desenho Mecânico CAD”. Nesta sexta-feira, 25, será anunciado o vencedor da competição, que representará o Brasil no Torneio Internacional de Educação Profissional, que acontecerá em Shanghai, na China. Estão participando dessa modalidade 8 alunos: Vitor Oliveira, da Paraíba, Gustavo Henrique, de Goiás, Júlio Sávio, de Minas Gerais, Magdiel Silva, de Pernambuco, Nicolas Eduardo, do Paraná, Mateus Tostes, do Rio de Janeiro, Lucas Wesley, do Rio Grande do Sul e Ezequiel Martins, de São Paulo.

A seletiva WorldSkills é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, onde os alunos são desafiados a comprovar os conhecimentos e habilidades técnicas e pessoais. Nesse desafio, cada um deles deve demonstrar sua capacidade de inovação, resolução de problemas, liderança, tomada de decisão, superação, raciocínio crítico, autonomia, entre outras qualificações exigidas pelo mercado de trabalho.

No caso da ocupação “Desenho Mecânico CAD”, que está sendo realizada em  Campina Grande, segundo o supervisor de estratégias educacionais do SENAI da Paraíba, Thiego Brandão, os competidores são desafiados a desenvolver peças para a impressão, além de realizar a montagem de um sistema de máquinas, fazer o escaneamento 3D de uma peça e o desenho da mesma. Para isso, é utilizado o software CAD, que auxilia na criação, modificação, análise e otimização desse projeto de engenharia. Esses desenhos técnicos devem transmitir informações, tais como materiais, processos, dimensões e tolerâncias de acordo com as convenções específicas em sua aplicação. O software ajuda a explorar as ideias e visualizar os conceitos, bem como simular como o projeto seria aplicado na realidade.

Para ter um bom desempenho nessa ocupação é essencial que os alunos tenham concentração, visão espacial, desenvolvimento de projetos, organização, visão sistêmica, operacionalização de softwares CAD, operação de impressora 3D, modelagem 3D, criação e desenvolvimento de peças renderizadas, engenharia reversa.

O Desenho Mecânico CAD é uma arte industrial importante, por onde os projetos se materializam. É amplamente utilizado na indústria, sobretudo nas indústrias automotivas, de construção naval e aeroespacial e no design industrial. Os processos de CAD são essenciais para obter soluções eficientes para problemas de engenharia e manufatura.

Texto/Colaboração: Igor Batista