Dia do Panificador é comemorado em Campina

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 21 de julho de 2008

Farinha, água e sal. A combinação milenar desses ingredientes simples produz um dos alimentos mais apreciados e consumidos pelo homem: o pão. O Dia do Panificador, comemorado em 8 de julho, é só festa. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Isabel, rainha portuguesa que empenhou suas jóias para poder ofertar pão aos pobres, durante um período de grande fome. A santa é padroeira dos panificadores.

Em Campina Grande, a Associação dos Panificadores do Estado da Paraíba – ASPANEP/PB, em parceira com o Sindicato dos Panificadores da cidade – SINDIPAN/CG, comemorou a data em solenidade realizada no Palácio das Nações. O momento foi de homeagear a dois grandes nomes do segmento.

O primeiro deles, Eliezer Gomes de Carvalho. Uma homenagem póstuma a um grande empreendedor pernambucano, naturalizado campinense, que deixou saudades, quando partiu no dia quatro de outubro de 2007.Em seguida, o casal Edival Sousa e Gilvanise Sousa, também foi homenageado por incentivar o ramo da panificação em Campina Grande.

O evento, ainda contou com o apoio da BUNGE Alimento que aproveitou o momento para lanaçar a terceira edição da Copa BUNGUE. Trata-se de um concurso, onde pedeiros e confeiteiros de todo o Brasil, concorrem a prêmios, com suas receitas deliciosas.

Em seguida, Sindicato e Associação apresentaram o projeto do Centro de Treinamento para as entidades, instalado em Campina Grande. No local, serão instalados centros de treinamento e aprendizagem para o setor panaderil, com a primeira panificadora-escola a utilizar gás natural.

Para o Presidente do Sindicato de Panificação de Campina Grande, Edvaldo Sousa, o setor encontra-se numa fase de expansão (no Brasil, o setor de panificação espera faturar R$ 30 bilhões em 2008), considerando que as panificadoras ainda precisam enfrentar grandes desafios. ‘‘É preciso qualificar o dono da padaria para que ele possa gerir melhor o seu negócio. A panificação é uma indústria complexa porque o mesmo estabelecimento produz, vende e oferece outros serviços’’, diz.

A festa só acabou durante a madrugada, com o show do cantor e panificador, Adilson Ramos.