Dia do Panificador é comemorado na capital

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 07 de julho de 2008

O Dia do Panificador é comemorado, em 08 de julho, no mesmo dia de Santa Isabel, a padroeira desses trabalhadores. A data remete à história da rainha Isabel de Portugal, no ano de 1.333, esposa do Rei Dom Diniz. Segundo a história, quando o rei descobriu o que sua mulher havia feito, ela escondeu os pães embaixo de seu vestido e quando ele perguntou o que ela escondia, milagrosamente, os pães se transformaram em rosas e a multidão, surpresa, exaltava a rainha.

A história da panificação é muito antiga. Os primeiros registros dão conta de que os pães eram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas, passando a ser feitos em fornos de barro pelos egípcios. Na Europa, o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas, onde surgiram os primeiros padeiros.

No século 17, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. No Brasil, a chegada do pão ocorreu no século 19. No início, a fabricação do pão era uma espécie de ritual, com cerimônias. Com a chegada dos emigrantes italianos, a atividade de panificação começou a se expandir.

Em João Pessoa, a data foi comemorada de forma antecipada: dia 05 de julho, no Sonho Doce Recepções. O local foi escolhido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Paraíba e Associação dos industriais de Panificação do Estado. “Temos muito a comemorar. O setor ganhou força nos último anos, sobretudo com a extinção de alguns impostos que, direta ou indiretamente, acarretaram na queda de preço de alguns de nossos produtos” completou Romualdo Farias, Presidente da Associação e do SINDIPAN/PB.

Durante a festa comemorativa, foi lançada oficialmente a terceira edição da Copa Bunge. A iniciativa da empresa de alimentos em realizar o concurso, tem o objetivo de, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Panificação – ABIP, contribuir para a qualificação da mão-de-obra no setor, valorizar o profissional da panificação e incentivar novos talentos. “Não importa se a padaria é pequena ou grande, instalada na capital ou no interior. O importante é acreditar no talento dos profissionais e suas receitas”, completou Max Andrade, Gerente Regional da Bunge Alimentos. Após o lançamento, o jantar foi servido ao som, da Orquestra Pessoense Canto Novo.

Fotografias: Ailson Ramalho