A rotina de Gustavo Melo é muito dinâmica, sempre em contato com novas tecnologias, o jovem formado no curso superior de Automação Industrial pela Faculdade SENAI da Paraíba, lida com o desafio diário de levar soluções tecnológicas para indústrias e empreendimentos imobiliários através do processo de automatização.
Ele concluiu o curso em 2018, foi da turma pioneira da Faculdade. Em 2020, em plena pandemia, Gustavo juntamente com um colega de turma do curso, resolveram empreender e juntaram os conhecimentos técnicos e de empreendedorismo que adquiriram nas salas de aula da Faculdade, e abriram a empresa Energy Teck.
O tecnólogo em Automação Industrial comemora o crescimento da empresa, que apesar de ter apenas um ano de criação, já atende clientes como o Magazine Luiza, e a Gazil do segmento de oxigênios, além de usinas e outros empreendimentos de pequeno e médio porte no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
“A Faculdade SENAI da Paraíba viabilizou muita coisa em minha vida, principalmente em relação às portas que se abriram, pois durante o curso, eu recebi uma formação na área de empreendedorismo, que foi decisiva na minha vida profissional, e ajudou para que eu juntamente com um colega de curso conseguisse abrir a nossa própria empresa, a Energy Teck, e hoje trabalhamos atendendo empresas dos mais diversos portes, nas áreas de Automação, Elétrica e de Instrumentação. E mesmo na pandemia, conseguimos manter os nossos serviços, e estamos ampliando cada vez mais a nossa atuação”, comemora Gustavo.
O tecnólogo se diz realizado, porque a profissão que escolheu contribui de forma decisiva para o desenvolvimento das empresas.
“ Ser tecnólogo é colaborar com a produtividade de uma empresa, de uma indústria, através de processos de automação, com o auxílio das tecnologias, conseguimos ampliar a produção, dar uma nova dinâmica aos negócios, e isso acaba sendo gratificante, porque cada vez mais as empresas estão reconhecendo o nosso trabalho, como um profissional importante, que é capaz de agregar valor e modernizar os negócios, algo que é primordial para a sobrevivência de qualquer empreendimento”, ressaltou, Gustavo.
O curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial tem duração de 3 anos, equivalente a 6 semestres, e é oferecido no campus da Faculdade, em João Pessoa. Além de infraestrutura moderna para aulas práticas, o corpo docente da instituição tem mais de 80% dos professores mestres e doutores.
Nos últimos 4 anos, a Faculdade SENAI da Paraíba já formou mais de 50 profissionais na área de Automação Industrial, são profissionais como Gustavo e tantos outros, que estão atuando em suas próprias empresas, ou que trabalham com mecânica, eletroeletrônica e tecnologia da informação, ou na implantação de sistemas automatizados, manutenções eletromecânicas, ou ainda elaborando diagramas lógicos e arquitetura de sistemas, telas em Interfaces-Homem-Máquina, ou programando hardwares de Controladores Lógico-Programáveis, são muitas as possibilidades para quem conclui o curso na instituição.
Segundo um levantamento realizado pela Direção da Faculdade, cerca de 70% dos alunos egressos ou já são colaboradores do setor industrial, ou se tornam após a conclusão do curso, e entre 10% e 30% são empreendedores ou se tornam depois que se formam.
“A Faculdade SENAI da Paraíba alinhada às demandas do setor industrial, busca preparar profissionais para atuar no processo de modernização e melhoria da produtividade, através de uma formação de excelência, que é reconhecida pelo MEC, bem como pelo mercado de trabalho, que tem absorvido os nossos alunos egressos que atuam nas mais diversas frentes, seja como colaboradores das indústrias ou como empreendedores num mercado cada vez mais amplo e dinâmico”, comentou Cláudia Lopes, diretora da Faculdade SENAI da Paraíba.
A proposta do curso é capacitar o estudante, através de aulas teóricas e práticas, a desenvolver, implementar e manter sistemas de controle e automação industrial objetivando a otimização dos processos da indústria e reduzir seus custos. A cada ano, ingressam cerca de 80 novos alunos no curso. Os profissionais formados na instituição podem atuar tanto na área acadêmica, quanto no setor industrial.
A Faculdade SENAI da Paraíba se diferencia do ponto de vista acadêmico pela qualidade do corpo docente, e também por possuir uma variedade de laboratórios para atividades práticas, as quais simulam situações semelhantes ao dia a dia da indústria, e principalmente, a metodologia de ensino que tem como principal objetivo formar profissionais que sejam capazes de desempenhar suas funções com alto nível de qualidade .
Nota 04 pelo MEC
O curso superior de Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade SENAI da Paraíba foi avaliado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, e numa escala de 1 a 5, o curso obteve nota 4, e foi reconhecido pelo MEC. Nesta escala de avaliação, a nota é um reconhecimento à qualificação do corpo docente, infraestrutura e formação dos alunos junto ao mercado de trabalho.
Durante o processo, foram avaliadas as dimensões estruturais da Faculdade, como laboratórios e infraestrutura, políticas Institucionais e ainda o nível dos professores da graduação. Os avaliadores ainda consideraram a acessibilidade, e a inclusão nas disciplinas que compõem a grade curricular, questões voltadas a cultura dos Direitos Humanos, Cultura Afrodescendente e Indígena e Meio Ambiente.