Um grupo de 27 diplomatas em formação do Instituto Rio Branco esteve na Paraíba no período de 03 a 05/07, quando tiveram a oportunidade de conhecer o potencial de vários segmentos industriais e ainda a atuação do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP.
A visita do grupo foi resultante de uma ação conjunta da Confederação Nacional da Indústria – CNI, com a FIEP, através do Centro Internacional de Negócios da Paraíba – CIN-PB. Nesta sexta-feira, os novos diplomatas encerraram a agenda com uma programação em João Pessoa, onde visitaram o Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, uma das mais modernas estruturas do setor Têxtil do Brasil.
O Instituto que foi estruturado em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil/ Senai CETIQT, possui equipamentos modernos como máquinas de Fiação para fibras naturais e sintéticas, Tecelagem plana (Jacquard e quadro de liços), Malharia (teares circulares eletrônicos) e Estamparia Digital. E oferece consultorias para inúmeras empresas do Estado.
O roteiro dos diplomatas em solo paraibano começou na quarta-feira, 03/07 na sede da FIEP, em Campina Grande, onde foram recebidos pelo presidente da Federação, Francisco de Assis Benevides Gadelha, que juntamente com diretores da FIEP apresentaram o potencial de setores como construção civil, têxtil, panificação e minerais não-metálicos para os novos profissionais. Na cidade o grupo ainda conheceu o SESI Museu Digital e o Complexo Aluízio Campos, que representa o avanço da Construção Civil na Paraíba, onde foram erguidas 4.100 imóveis, sendo 3.012 casas e 1.088 apartamentos -, um empreendimento na ordem R$ 233 milhões.
Na cidade do Maior São João do Mundo, os profissionais tiveram contato com a cultura local, numa visita ao Parque do Povo, que abriga um dos principais eventos juninos do Brasil.
De João Pessoa, a comitiva seguiu até a fábrica da Elizabeth Cimentos, em Alhandra onde viu in loco a produção de cimento da Paraíba que se tornou o 2ª Polo Cimenteiro do Brasil.
A diplomata Laís Monteiro, agradeceu a oportunidade e falou que a visita trouxe conhecimentos fundamentais para a atuação de todo o grupo. “ Em nome da turma de diplomatas do Instituto Rio Branco, gostaria de agradecer à CNI e à FIEP por essa viagem nos estados de Pernambuco e Paraíba. O contato com empresários e autoridades locais é muito importante para que nós, diplomatas, possamos entender os desafios de produzir no Brasil e exportar. A imersão na história e na cultura locais também é fundamental para que possamos representar melhor o nosso povo. Agradeço ao SENAI pelo aprendizado acerca da indústria têxtil e da automação industrial. Voltaremos para Brasília com conhecimentos sobre a indústria e o povo brasileiro que, certamente, serão muito úteis em nosso trabalho”, afirmou.