CNI

Economia circular: CNI, FIESP e FIRJAN lançam guia para indústrias

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 16 de outubro de 2024

Documento oferece passo a passo para que empresas redesenhem a produção para modelo mais sustentável, com foco em eficiência e competitividade

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), divulgou, na terça-feira (15), um guia para ajudar as empresas a implementarem práticas da economia circular.

O documento, "Economia Circular na Prática: Guia de Implementação Segundo a Série ABNT NBR ISO 59000", oferece um passo a passo para que as indústrias definam metas e estratégias circulares, e implementem ações práticas. A divulgação também apresenta diretrizes para o estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e mensuração do progresso da circularidade dentro das empresas, incluindo metodologias de coleta de dados e avaliação de resultados.

Confira o Guia da Economia Circular na Prática a seguir:

Economia Circular na Prática - guia de implementação segundo a série ABNT NBR ISO 59000.pdf(2,0 MB)

Desde junho, o Brasil conta com a Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec), a iniciativa integra os esforços do país no combate à mudança climática, por meio do incentivo as práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva. Na transição do modelo linear para o circular, o sistema de produção é redesenhado para que haja lucro, mas de forma sustentável e com o uso eficiente de recursos, minimizando impactos ambientais.

A Enec integra a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial anunciada pelo governo no início do ano. A estratégia, além de criar um ambiente normativo e institucional para a economia circular, promete incentivo à inovação, à cultura, à educação e à criação de competências para:

• reduzir, reutilizar e promover o redesenho circular da produção;
  • incentivar a redução do uso de recursos e a geração de resíduos, preservando o valor do material; e
  • implementar instrumentos financeiros e financiamentos para o novo modelo.

A Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT) é responsável no país pela normalização das diretrizes feitas pela Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês). Neste ano, foram lançadas três normas. A CNI teve liderança na coordenação da delegação brasileira composta também pela FIESP e a FIRJAN, em atuação no Comitê Técnico da ISO.

Essa participação estratégica permitiu às entidades internalizar conceitos e princípios, e usá-los como base para influenciar políticas públicas no Brasil, além de embasar a elaboração do guia.

“A economia circular tem se estabelecido como uma das principais estratégias empresariais para enfrentar os desafios ambientais atuais. Ao revisar e aperfeiçoar a forma como extraímos, transformamos, usamos e descartamos recursos naturais e produtos, as empresas podem se tornar mais eficientes, competitivas e sustentáveis”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.

“Esperamos que o guia seja um estímulo para que empreendedores e profissionais da indústria encontrem um ponto de partida e os meios necessários para internalizar a circularidade em suas atividades”, complementa o presidente da FIRJAN, Luiz Cesio Caetano.

Segundo o presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, acelerar a transição para uma economia circular é um convite para a sociedade repensar modelos e padrões de produção e consumo, e fortalecer a habilidade de colaboração, transformando a maneira como as empresas se relacionam com fornecedores, clientes, acionistas e concorrentes. “Queremos construir um sistema regenerativo, inclusivo e com geração de valor compartilhado”, aponta.

Chamada pública

CNI e FIESP abriram uma chamada pública para selecionar boas práticas da indústria em economia circular. Podem participar as indústrias da América Latina e Caribe, e as escolhidas poderão ser divulgadas pelas instituições no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF2025), o maior evento anual sobre o tema que ocorrerá pela primeira vez na América Latina, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, em São Paulo. As inscrições vão até 31 de outubro.

Rota da Maturidade

A CNI desenvolveu uma ferramenta gratuita, chamada Rota de Maturidade, que permite que as empresas façam uma autoavaliação e recebam um diagnóstico sobre o grau de adoção de práticas de economia circular. A partir desse relatório, a ferramenta apresenta recomendações, com sugestões de práticas que podem ser implementadas para alavancar a sustentabilidade da organização.