Compartilhar

CNI

Economia criativa: SESI e Ministério da Cultura vão capacitar agentes culturais

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 17 de outubro de 2023

Protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (16) no primeiro dia do 3º Encontro Nacional de Cultura do SESI, realizado no SESI Lab. Parceria integra ações do Programa Rouanet Norte


Até 2030, a economia criativa será responsável pela criação de um milhão de novos empregos no Brasil, de acordo com projeções do Observatório Nacional da Indústria (ONI). Para alavancar o setor a partir do acesso democrático aos recursos provenientes da Lei Rouanet, o Serviço Social da Indústria (SESI) e Ministério da Cultura (MinC) assinaram, nesta segunda-feira (16), protocolo de intenções para capacitar agentes culturais em todo o Brasil.

O protocolo de intenções tem prazo de vigência de 36 meses e pode ser prorrogado. O objetivo é oferecer habilidades técnicas para elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), mais conhecido como Lei Rouanet – na etapa Rouanet Norte. A primeira etapa será iniciada já em novembro deste ano, com sete encontros nos estados da região.

A parceria é um importante passo para a qualificação da gestão cultural no Brasil. “A capacitação de profissionais de todas as regiões do Brasil, sejam de cidades pequenas ou grandes, fortalece a cultura nacional. A parceria entre o MinC e o SESI tem o potencial de capacitar milhares de agentes, especialmente pequenos agentes. Isso contribuirá para o acesso da população às diversas manifestações culturais", afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Na avaliação do diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, a atuação da entidade será o elemento de propulsão para capacitar agentes culturais de todo país, a partir de uma abordagem mais moderna. “Essa é a dinâmica das transformações e das trajetórias tecnológicas. A economia criativa é uma nova indústria e um elemento chave para a construção do futuro, e que vai desenhar a estrutura econômica do futuro muito mais que outros setores industriais”, ressalta Lucchesi.

Como funcionará a parceria

O MinC será responsável por fornecer acesso ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) para as atividades de capacitação e um profissional da Diretoria de Fomento Indireto (DFIND) para atuar como facilitador em oficinas, informa também o representante do Ministério da Cultura.

O SESI disponibilizará equipamentos de informática, infraestrutura física e profissionais para atuarem como facilitadores em oficinas. Também será responsável por articular com suas unidades regionais as ações necessárias para realização das oficinas.

“A parceria firmada entre o Departamento Nacional do SESI e o Ministério da Cultura é uma grande oportunidade de atuarmos com sinergia e complementariedade, por meio da realização de um amplo programa de capacitação aos agentes culturais de todo o Brasil, nos espaços do SESI. A iniciativa possibilitará o desenvolvimento de habilidades técnicas para elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)”, afirma Claudia Ramalho, gerente-executiva de Cultura do SESI.

A Lei Rouanet é um importante instrumento de fomento à cultura no Brasil e a capacitação é essencial para que mais projetos culturais sejam aprovados e executados, beneficiando a sociedade como um todo. De acordo com o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Minc, Henilton Menezes, as ações de capacitação serão realizadas em todas as regiões do país, iniciando-se pela região Norte, por conta do lançamento do Programa Rouanet Norte, uma ação de descentralização dos recursos oriundos da Lei Rouanet.

“A região foi a que menos recebeu recursos para fomento à cultura nos últimos anos. Os participantes terão acesso a conteúdos como elaboração, inscrição e gestão de projetos culturais no Pronac, além de material de orientação e oficinas práticas", explica Menezes.

Economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro

Designers, arquitetos, cineastas… já pensou no tanto de profissionais envolvidos na economia criativa? Atualmente, o setor representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de trabalhadores no país, segundo dados da PNAD contínua para o 4º trimestre de 2022. Até 2030, o total de trabalhadores na área deve subir para 8,4 milhões. Os dados são de levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A expectativa é de que um a cada quatro novos empregos criados nos próximos anos seja em setores e ocupações da economia criativa, de acordo com o Observatório. No emprego criativo, o crescimento será de 13,5% até 2030, comparado a 4,2% nos demais setores.

O que é economia criativa?

Criado pelo professor John Howkins, em seu livro Economia criativa: Como ganhar dinheiro com ideias criativas, o conceito pode ser definido como um processo que utiliza da criação para que as pessoas possam explorar determinado valor econômico.

Assim, a economia criativa mistura dois conceitos complementares: o valor econômico, ligado a processos como produção e distribuição de produtos; e o valor criativo, relacionado a fatores criativos, emocionais e imaginários.

3º Encontro Nacional de Cultura do SESI

Pela segunda vez consecutiva, o SESI Lab é anfitrião do Encontro Nacional de Cultura do SESI. A terceira edição ocorre de 16 a 18 de outubro, com a participação de gestores culturais vinculados ao SESI, representantes de todas as regiões brasileiras. Entre os temas de debates, destacam-se palestras e cursos com abordagens sobre leis de incentivo no Brasil, inovações e fomento para o desenvolvimento da indústria criativa, panorama da economia criativa, entre outros.

O Encontro conta com a participação das consultoras e pesquisadoras culturais Beth Ponte, Cláudia Leitão, Cris Olivieri, Carla Vidal, Letícia Fernandes e Polianna Dias.

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

  • Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF
  • Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
  • Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
  • Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br
  • Parceiros estratégicos: Neoenergia e ANEEL

Outras Notícias